Comportamento e Relacionamento

Relacionamento: 15 sinais imediatos de que seu parceiro é tóxico e perigoso

Se você tem medo de que seu parceiro te agrida fisicamente, por exemplo, é um sinal de relação abusiva

365 Dias - Filme

Relacionamentos amorosos devem ser saudáveis e especiais. É o lugar que você deve se sentir segura, acolhida, ouvida, respeitada e, acima de tudo, amada. É sobre poder ser quem você é ao lado da pessoa que escolheu viver o futuro junto.

No entanto, em alguns casos, é preciso estar atenta a certas bandeiras vermelhas quando se está dentro de uma relação. Isto porque, a paixão, e as famosas ‘borboletas no estômago’, podem lhe impedir de perceber comportamentos tóxicos, e até mesmo perigosos, por parte do seu parceiro.

Sendo assim, que tal descobrir alguns sinais imediatos de que seu parceiro é uma pessoa tóxica, para poder se livrar desta relação o quanto antes? Confira 15 deles a seguir, de acordo com Alexis George, para o portal YourTango (texto em inglês):

1. Ele quer saber o tempo todo onde você está

Se o seu namorado parece sempre perguntar onde você está, é sinal de que ele está te controlando. Toda relação precisa de limites. Você deve poder ir aonde quiser e quando quiser, sem ter que relatar ao seu parceiro a todo momento. Vocês são iguais, sendo assim, nunca devem se sentir como uma criança deixando seus pais saberem de seu paradeiro.

2. Ele aparece aleatoriamente

Um dos sinais que podem indicar que o seu parceiro não confia em você é quando, por exemplo, você diz que vai estar em um lugar e horas depois, ele aparece.

Pense nas intenções dele em aparecer, especialmente se chegar a lugares que normalmente não frequentaria. Ele provavelmente está se certificando se você está realmente no lugar que falou ou de que está ‘se comportando’ da forma que ele considera adequada para o ambiente.

3. Ele está sempre escolhendo argumentos

Dentro de uma relação, discutir é normal. Entretanto, você jamais deve estar numa posição em que está discutindo apenas por discutir. Se notar que o seu parceiro sempre quer brigar, e sem um grande motivo, considere ir embora. Isto pode ser um sinal de que ele está descontente com o relacionamento e deseja uma saída. Também pode significar que ele está te manipulando, distraindo dos problemas reais.

4. Ele acha que você está traindo

Se você está fazendo todas as coisas corretas, mas o seu namorado sempre lhe acusa de traição, mostra que ele é inseguro. Ele acha que não é bom o suficiente para você e isso, as vezes, se traduz em você com outros homens.

Ele provavelmente tem ciúmes dos seus amigos homens e de qualquer outro que você interage. No entanto, com o passar do tempo, você ficará cansada, tentando repetidamente convencê-lo de que não está fazendo nada de errado. Então, é melhor deixá-lo ir.

5. Ele fica físico

Jamais é normal que o seu parceiro coloque as mãos em você de forma agressiva. Por isso, se perceber que está mudando seu comportamento para não o incomodar, é hora de ir embora. Você nunca deve ter medo de que seu parceiro vá machucá-la fisicamente. Este é um sinal de uma relação abusiva da qual pode não conseguir sair mais tarde.

6. Ele fala que você é o problema

Nenhuma pessoa gosta de alguém que sempre é rápida em apontar o dedo. Ele nunca pensa que é o problema – é sempre você. A culpa é sua se não está mais feliz ou se ele te trata mal. Não importa o que aconteça, a culpa é sempre sua. Entretanto, não é correto ele não assumir a responsabilidade por suas próprias ações. Você não precisa estar com alguém que sempre lhe fará se sentir a vilã da história.

7. Ele não está disposto a mudar

O seu namorado acha que tudo está perfeito do jeito que está e, se você expressa seus sentimentos sobre algo que realmente incomoda, ele não enxerga nada de errado. Isto significa que você provavelmente se encontrará em uma relação que nunca melhora.

Ele não é uma pessoa ruim por não querer mudar; ele pode estar genuinamente satisfeito com a forma como as coisas estão. Só porque você vê um problema não significa que ele o faça. No entanto, deve se perguntar o quanto isso vai te incomodar e se vale a pena ficar se nada vai mudar.

8. Ele invalida seus sentimentos

Sempre você é louca, está exagerando e é muito emotiva. Se ele sempre faz você se sentir mal por se sentir assim, é um sinal de não leva suas emoções a sério. Ele acha que seus sentimentos não importam e não precisam ser abordados.

Você se sentirá constantemente infeliz porque não consegue expressar como se sente sem ser invalidada. Se ficar, a relação sempre será unilateral pois apenas os sentimentos dele serão expressos e levados em consideração e os seus serão ignorados.

9. Ele impede seu crescimento

Seu namorado está preso no passado. Ele está sempre trazendo velhas memórias, mas nunca quer criar novas. Você tenta fazer coisas diferentes com ele, mas ele te fecha. Ele dá desculpas porque não vai funcionar, em vez de ao menos tentar.

Se o seu relacionamento parece estagnado, pode ser a hora de partir. As relações devem ser desenvolvidos, sendo assim, se seu parceiro está mostrando que não quer seguir em frente, você deve deixá-lo ir.

10. Ele não tem objetivos

Ele não tem planos para o futuro e isto faz com que você não consiga imaginar totalmente uma vida ao lado dele. Quando você menciona seus objetivos e como planeja alcançá-los, ele fica distante e parece desinteressado, e se perguntar quais os deles, ele tentará mudar de assunto.

Isso pode ser um sinal de que seu parceiro segue os movimentos e não terá um plano quando for realmente necessário, podendo muito bem comprometer o seu futuro. Com o passar do tempo, coisas como família e finanças começam a passar pela sua cabeça, mas não pela dele. Se você acha que não pode planejar um futuro com ele, desistir da relação é sua melhor aposta.

11. Seus amigos próximos não gostam dele

Seus amigos tendem a conhecê-la melhor. Eles sabem o que te deixa feliz, triste ou com raiva. Por isso, quando eles disserem que realmente não acham que seu namorado é a pessoa certa para você, talvez seja importante ouvir. Eles podem enxergar alguma coisa nele que é inexistente para você.

Como sempre dizem, o amor é cego. Seus amigos querem o seu bem e são capazes de ver quando seu parceiro não está tratando você da forma que merece ser tratada.

12. Ele lhe dá ultimatos

Se você se encontrar em uma situação em que seu parceiro diz “ou você faz isso ou então”, ele não é alguém com quem deveria estar. Ele está te forçando a algo e isso é injusto. Este é um sinal de que ele pode ser emocionalmente abusivo e controlador.

13. Ele mantém o relacionamento de vocês em segredo

Ele não quer que o mundo saiba que vocês dois são um casal. Raramente te leva para sair, não lhe apresenta para a família e amigos e não publica fotos nas redes sociais.

A menos que haja uma boa razão, você deve ser cética sobre toda a situação. Normalmente, se alguém está mantendo você em segredo, é porque está envergonhado ou porque está fazendo algo que não deveria. De qualquer forma, é uma bandeira vermelha.

14. Ele desperta o seu pior lado

Você está com mais raiva do que jamais pensou que poderia, está menos falante e mais distante. Qualquer pessoa que possa fazer você questionar quem você é e como está se comportando não é bom. A relação é tóxica. Você começará a lutar para permanecer fiel a si mesma, pois os comportamentos negativos do seu parceiro estão começando a te afetar. É hora de deixá-lo ir e se concentrar em si.

15. Ele não coloca nenhum esforço na relação

Ele simplesmente não está tentando. Nenhum tempo ou energia é colocado de sua parte para fazer o relacionamento florescer. Ele não mostra nenhuma atenção mental ou física e parece colocar tudo e todos antes de você. Você não sente que ele pensa que é importante mantê-la feliz.

Com o passar do tempo, isto vai começar a enlouquecê-la, pois fará com que sinta que está perdendo tempo e energia tentando agradar uma pessoa que não está disposta a fazer o mesmo por você.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/01/23/relacionamento-estes-4-sinais-indicam-que-seu-parceiro-esta-interessado-na-sua-melhor-amiga/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/01/19/fique-atenta-estes-5-comportamentos-podem-parecer-romanticos-mas-na-verdade-sao-toxicos/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM