Comportamento e Relacionamento

Nomes de bebê: os nomes vintage estão de volta; veja algumas inspirações para o seu bebê

O vintage está na moda e a vantagem disso é que esses nomes são verdadeiros clássicos

Nomes de bebê: os nomes vintage estão de volta; veja algumas inspirações para o seu bebê

Todos os anos, sempre vemos nomes de bebês surpreendentes e únicos crescerem em popularidade. De Enzo à Valentina, Miguel, Helena e Maria Alice, não faltam nomes que figuram como os mais registrados nos cartórios.

Normalmente, os nomes das gerações anteriores encontram uma maneira de voltar anos depois para o ciclo dominante de nomeação de bebês. Agora, parece que os nomes antigos - ou vintages - estão de volta ao topo. E alguns deles podem ser surpreendentes e adoráveis.

Inspirados em tudo, desde filmes e programas de TV a livros e história real, esses são os nomes antigos de bebês que você provavelmente verá com mais frequência nos próximos anos.

Nomes antigos de meninas

Alice: De origem francesa, Alice significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”

Amélia: Significa “trabalhadora”, “mulher diligente”, “ativa”. Amélia é uma variante do nome Amália, com origem no germânico Amal que quer dizer “trabalho”.

Beatriz: Significa “a que traz felicidade”, “aquela que faz os outros felizes” ou “viajante”, “peregrina”.

Clara: O bonito e delicado nome feminino Clara tem origem a partir da palavra em latim clarus. Ele surge a partir de um adjetivo que carrega os significados de “brilhante”, “clara”, “luminosa” ou “ilustre”.

Margarida: Margarida tem origem no nome do latim Margarita, vindo do grego margarítes, que quer dizer literalmente “pérola”.

Eloise: É uma variante de Eloísa, o mesmo que Heloísa, a partir do francês antigo Héloïse, vem do germânico Helewidis, composto pela união dos elementos heil, que quer dizer “saudável” e wid, que significa “larga”.

Matilda: Matilda é uma variante de Matilde, nome originado a partir do germânico Mahthildis, que é formado pela união dos elementos maht, que quer dizer “força”, e hild, que significa “combate” ou “batalha”. Assim, o significado do nome poderia ser interpretado como “força na batalha” ou “forte combatente”.

Ofélia: A origem do nome Ofélia é grega. Surge do grego Ophéleis que significa literalmente “ajuda, socorro”.

Rosa: Rosa é um nome com duas prováveis origens etimológicas, sendo a mais antiga oriunda a partir dos elementos germânicos hrod, que significa “fama” e heid, que quer dizer “espécie” ou “tipo”.

Violeta: Deriva do francês antigo Violete, diminutivo do latim viola, que significa “pequena violeta”. Também provém da palavra em inglês violet, a qual se refere à flor roxa (pertencente à família Violaceae).

Nomes de meninos antigos

Augusto: Augusto tem origem no latim Augustus, que também apresenta os significados de “sagrado”, “consagrado” e “extraordinário”. Dessa forma, este bonito nome masculino carrega consigo características de excelência.

Ciro: Tem origem no grego Kyros, que quer dizer literalmente “senhor, o que tem plena autoridade”. Está ligado ao persa Kurush, nome dado ao Sol pelos persas, relacionado com a divinização do astro, associando a autoridade.

Hugo: Hugo tem origem no germânico Hugi, derivado do elemento hug, que significa “coração”, “espírito”, “mente”. Há autores que também o traduzem como “o pensador” ou “inteligente”.

Oliver: O nome masculino Oliver possui duas possibilidades de origem. Do nórdico antigo, derivado de Áleifr, Oliver significaria “descendente dos ancestrais”. Outra possibilidade de origem é do francês antigo Olivier, que significa “oliveira”. Este significado também está relacionado à palavra em latim oliva, que faz referência às olivas ou azeitonas. As oliveiras estavam associadas à paz, à dignidade, à fortuna e à beleza, o que fez com que o nome Oliver ficasse muito popular na Inglaterra medieval.

Oscar: Oscar tem origem no inglês antigo Osgar, composto por os que quer dizer “Deus”, e gar que significa “lança”. O nome foi levado à Inglaterra pelos normandos sob a forma nórdica antiga Asgeirr.

Otto: O nome Otto teria sido utilizado inicialmente como abreviatura de nomes germânicos iniciados pelos elementos od ou ot, tais como Audo, Odo, Otton. Ao encontro do elemento od ou ot, os quais remetem à ideia de riquezas e bens, o nome tem o sentido de “rico”, “opulento”, “suntuoso”, “próspero”.

Sebastian: É a variante inglesa de Sebastião, que vem do nome grego Sebastianós, derivado de sebastós, quer dizer literalmente “sagrado”.

Silas: Tem origem no grego Sílas, uma contração de Silouanos que corresponde ao latim Silvanus, que deu origem a Silvano, nome derivado da raiz silva que quer dizer “floresta” e significa literalmente “habitante da floresta”. Algumas fontes o relacionam com o aramaico siba, que quer dizer “o desejado”.

· · ·

+ NOMES DE BEBÊ:

Nomes de bebê: veja ideias de nomes para meninas e meninos que trazem força em seus significados

Nomes de bebê: que tal um nome espanhol para sua filha? Veja aqui algumas inspirações e seus significados

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM