Saúde e Bem-estar

Conheça 10 benefícios que o consumo regular de alface pode proporcionar para a saúde

Esta é uma verdura rica em vitamina A, um micronutriente essencial para manter a saúde dos olhos, por exemplo

Alface
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A alface é uma das verduras mais queridinhas entre as pessoas. Deliciosa, ela é geralmente preparada como uma simples salada e, quando adicionados os temperinhos certos, o seu consumo consegue ficar ainda mais prazeroso.

ANÚNCIO

No entanto, ainda que muita gente não saiba, o consumo regular da alface pode proporcionar diversos benefícios incríveis para a saúde. Sendo assim, que tal conferir alguns deles? Conheça 10 a seguir, extraídos do portal Tua Saúde, que farão você encher a sua geladeira desta verdura verdinha e fácil de encontrar. Veja:

1. Favorece no emagrecimento

Além de possuir poucas calorias, a alface é também rica em fibras que proporcionam sensação de saciedade e favorece a perda de peso.

2. Ajuda a regular o açúcar no sangue

As fibras da alface fazem com que a absorção de carboidratos no intestino seja mais lenta, evitado o aumento rápido do açúcar no sangue e, por causa disso, é uma ótima opção para pessoas diabéticas ou pré-diabéticas.

3. Mantém a saúde dos olhos

Esta é uma verdura rica em vitamina A, um micronutriente essencial para manter a saúde dos olhos, prevenindo a xeroftalmia e a cegueira noturna, além de prevenir a degeneração macular ligada à idade.

4. Evita o envelhecimento precoce da pele

Por causa de seu teor de antioxidante, o consumo regular de alface auxilia na proteção das células da pele contra o dano causado pelos radicais livres.

Além do mais, esta verdura oferece vitamina A e E, que protegem a pele dos raios ultravioletas do sol, e também vitamina C, importante para o processo de cicatrização e produção de colágeno no organismo. A alface é também rica em água, ajudando a manter a pele devidamente hidratada.

ANÚNCIO

5. Mantém a saúde dos ossos

Esta verdura é rica em vários minerais como fósforo e cálcio, relacionados com a formação dos ossos. Além do mais, contém magnésio, que faz parte do processo de absorção e assimilação do cálcio, já que suprime a ação do hormônio responsável pela reabsorção óssea. A alface possui também vitamina K, igualmente relacionada com o fortalecimento dos ossos.

6. Previne a anemia

Por possuir ácido fólico e ferro, a alface pode também prevenir e tratar a anemia, já que estes são os minerais ligados com a formação dos glóbulos vermelhos. Por causa do tipo de ferro que esta verdura fornece, é essencial que sejam consumidos também alimentos ricos em vitamina C, para que a absorção intestinal seja favorecida.

7. Auxilia no combate à insônia

Esta verdura contém propriedades calmantes que auxiliam na redução do estresse e a excitabilidade do sistema nervoso central, ajudando no combate à insônia e fazendo com que a pessoa durma melhor.

8. Possui ação antioxidante

A alface é rica em antioxidantes, já que possui vitamina C, folatos, clorofila, carotenoides e compostos fenólicos, que evitam o problema ocasionado pelos radicais livres às células e, por causa disso, o seu consumo regularmente poderia auxiliar na prevenção de doenças crônicas.

9. Combate a prisão de ventre

A alface, por ser rica em água e fibras, favorece o aumento do tamanho das fezes e sua hidratação, facilitando sua saída e sendo uma ótima opção para quem tem prisão de ventre.

10. Combate a retenção de líquidos

O consumo regular da alface auxilia na redução da retenção de líquidos, uma vez que é uma verdura rica em água, de forma que, a cada 100 gramas, existem 95,9 gramas de água, o que ajuda a estimular a eliminação do excesso de água pela urina.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/12/21/3-tipos-de-alimentos-que-voce-deve-comer-durante-a-gravidez-para-o-seu-bebe-ganhar-peso/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/12/17/estes-sao-os-10-beneficios-que-a-goiaba-pode-proporcionar-para-a-saude-e-muita-gente-nao-sabia/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias