Saúde e Bem-estar

Estes são os 10 benefícios que a goiaba pode proporcionar para a saúde e muita gente não sabia

Esta é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão, por exemplo

Goiaba

A goiaba, além de ser deliciosa e um das frutas que não podem faltar na listinha de feira ou supermercado da maioria das pessoas, é também bastante versátil em seu preparo, podendo ser utilizada como ingrediente principal não apenas de sucos naturais, mas também de doces como geleias, cremes e mousses, por exemplo.

No entanto, o que muita gente pode não saber é que, a goiaba, além de saborosa, pode também proporcionar diversos benefícios incríveis para a nossa saúde. Sendo assim, que tal conhecer alguns deles? Confira 10 a seguir, extraídos do portal Tua Saúde, que farão você se apaixonar ainda mais por esta fruta:

1. Ajuda na digestão

Esta é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além do mais, quando consumida com a casca, auxilia no combate à acidez do estômago, sendo ótima para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

Recomendados

2. Aumenta as defesas do organismo

Esta é uma fruta rica em vitamina C, nutriente que auxilia no aumento das células de defesa do organismo, melhorando o sistema imune e realizando uma maior resistência contra bactérias ou vírus.

3. Melhora a diarreia

De acordo com alguns estudos científicos, o extrato das folhas de goiaba contem propriedade adstringente, antimicrobiana e antiespasmódica, ajudando na redução da diarreia (crônica ou aguda), da dor abdominal e dos microrganismos responsáveis pela diarreia, podendo ser ingerido em forma de chá.

4. Facilita o emagrecimento

Cada goiaba possui cerca de 54 calorias, podendo ser consumida como sobremesa ou lanche em uma dieta para perder peso, já que é rica também em pectina, fibra que favorece a sensação de saciedade, reduzindo a fome de maneira natural.

5. Cuida da saúde da pele

Consumir a goiaba vermelha ou rosa é ótimo para a pele, pois, é rica em licopeno, composto antioxidante que auxilia na proteção da mesma contra os danos ocasionados pelos raios ultravioletas do sol e regular os radicais livres circulantes no corpo, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Além do mais, esta fruta possui vitamina C, micronutriente necessário para a produção de colágeno no organismo, uma proteína importante para manter a elasticidade e firmeza da pele.

6. Reduz o colesterol LDL (ruim)

Esta fruta é rica em fibras solúveis, como por exemplo, a pectina, e é rica em vitamina C. As fibras solúveis favorecem a eliminação do colesterol através das fezes, diminuindo sua absorção, reduzindo sua quantidade no sangue e facilitando sua excreção na bile. Além do mais, por possuir antioxidante, auxilia na prevenção da oxidação do colesterol LDL, bem como cresce os níveis de HDL, conhecido como colesterol bom.

7. Auxilia a regular a pressão arterial

A goiaba auxilia na redução da pressão arterial, por ser rica em antioxidante, em especial, polifenóis, favorecendo o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorando a função vascular. Além do mais, ela possui potássio, mineral que facilita a excreção de sódio através do xixi, ajudando também a regular a pressão

8. Reduz as cólicas menstruais

Segundo alguns estudos, o extrato de goiaba proveniente de suas folhas, poderia auxiliar na diminuição da intensidade das cólicas menstruais, já que contêm propriedade analgésicas que conseguem aliviar o mal-estar e a dor.

9. Previne e melhora a anemia

A vitamina C da goiaba favorece a absorção de ferro a nível intestinal, devendo ela ser consumida junto com alimentos ricos em ferro de origem vegetal, prevenindo o desenvolvimento da anemia e melhorando seus sintomas.

10. Previne o câncer

O extrato das folhas da goiaba contem propriedade antioxidante e antitumorais, podendo auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer, como o colorretal, o de pulmão, o de mama e o gástrico, por exemplo.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/12/15/conheca-5-opcoes-naturais-para-aliviar-a-dor-no-seu-joelho/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/12/14/estes-sao-os-6-alimentos-que-voce-deve-comer-se-estiver-com-diarreia/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM