Saúde e Bem-estar

Conheça 5 alimentos maravilhosos que você deve comer quando estiver na menopausa

Adicionar à dieta alimentos ricos em vitamina D, como o leite, por exemplo, é muito importante

mulher comendo

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, sendo assim, a última menstruação. Ela geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade e todas as mulheres devem passar por este período. A menopausa não é um momento fácil, pois, vem acompanhada de diversos sintomas como ondas de calor, alterações de sono e oscilações de humor, por exemplo.

Quando uma mulher chega na fase da menopausa, é importante realizar algumas mudanças de hábitos (sempre de acordo com orientação médica), como por exemplo, na alimentação.

Por isso, a seguir, apresentamos 5 alimentos que podem ser incorporados na dieta do dia a dia quando esta fase começar, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol). Confira:

1. Leite e derivados

As alterações na regulação do cálcio, que ocasionam a perda de massa óssea, ocorrem quando a mulher para de produzir estrogênio. Por isso, para evitar a descalcificação, a vitamina D é muito importante. Sendo assim, tomar banho de sol por menos 15 minutos todos os dias e adicionar na dieta alimentos ricos neste nutriente, como o leite, por exemplo, é essencial.

2. Azeite extravirgem

Na menopausa, tendem a aumentar os níveis de colesterol e o risco de sofrer doenças cardiovasculares. Para evitar que isto aconteça, é importante seguir uma dieta saudável para o coração, crescendo o consumo de gorduras saudáveis, como azeite extravirgem, abacate e nozes, por exemplo.

3. Peixe branco

Quando as mulheres atingem a menopausa, não apenas ganham peso, como também a gordura para de se acumular nos quadris, e passa a ficar acumulada no abdômen. Este é um dos fatores que aumentam o risco cardiovascular, colesterol e pressão arterial.

Por isso, para controlar este processo, é aconselhável seguir uma dieta que possua alimentos pouco calóricos, como os peixes brancos (bacalhau e pescada, por exemplo).

4. Aumentar o consumo de líquidos

É importante ingerir em torno de 1,5 litro de água diariamente, o que corresponde a 6 copos. No entanto, se for complicado atingir esta quantidade, uma boa opção é beber chás ou optar por caldos de legumes, por exemplo.

5. Frango ou peru

O ganho de peso é acompanhado por uma perda de massa muscular inevitavelmente. No entanto, esta situação pode ser diminuída com uma alimentação rica em proteínas magras, como frango e peru, por exemplo, e com exercícios físicos de força ou tonificantes.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/29/estes-sao-os-5-erros-mais-comuns-que-cometemos-ao-iniciar-uma-dieta/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/27/os-6-beneficios-de-nao-usar-sutia-que-talvez-muitas-mulheres-ainda-nao-saibam/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM