Saúde e Bem-estar

Estes são os 5 erros mais comuns que cometemos ao iniciar uma dieta

As frutas e os vegetais são muito saudáveis e recomendados para uma dieta, mas, consumir apenas eles não funcionará

Mulher na cozinha

A maioria das pessoas, em algum momento da vida, já resolveu começar uma dieta, seja para perder peso ou simplesmente ter hábitos alimentares mais saudáveis.

No entanto, para obter resultados positivos ao iniciar uma dieta, é necessário, primeiramente, consultar o profissional correto para instruir o que é adequado para o seu biotipo, para que assim, alguns erros não sejam cometidos. Isto porque, muitas vezes, acreditamos em certos mitos que acabam prejudicando o surgimento de resultados.

Sendo assim, que tal conhecer os erros mais comuns que costumamos cometer quando começamos uma dieta? Confira 5 deles a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):

Recomendados

1. Ficar em jejum

Muitas pessoas acreditam que parar de comer é o mesmo que perder peso, sacrificando, por exemplo, o café da manhã, que é a refeição mais importante do dia. Uma dieta não se baseia em deixar de comer, mas sim, adaptar o organismo para que as porções sejam mais controladas e com um nível de proteína suficiente para dar energia e se livrar das calorias vazias.

2. Exagerar nos alimentos ‘lights’

Geralmente, acreditamos que um alimento ‘light’ é livre de calorias, porém, muitos deles excedem a quantidade necessária para serem considerados dietéticos. Se, por exemplo, um iogurte normal possui 100 calorias e um light 98 calorias, obviamente é vendido como mais saudável. No entanto, a diferença é quase insignificante, ao contrário do seu preço, que é maior e baixa somente os números da conta bancária.

3. Ingerir bebidas alcoólicas

Muitas pessoas acreditam que as bebidas alcóolicas não possuem nenhum tipo de influência sobre seu desempenho, pois, são apenas bebidas. No entanto, estas bebidas têm muito mais calorias do que um hambúrguer triplo gorduroso, por exemplo. O álcool é derivado do açúcar, ou seja, possui enorme quantidade de calorias que vão direto para o abdômen, além de causar danos ao fígado.

4. Comer apenas frutas e vegetais

As frutas e os vegetais são muito saudáveis e recomendados para uma dieta, mas, consumir apenas eles não funcionará. Estes alimentos são importantes em qualquer desafio nutricional para emagrecer e sentir-se mais saudável, porém, não suportam uma dieta equilibrada e não trazem saciedade, fazendo com que você sinta ainda mais fome.

Por isso, o ideal é comê-los na companhia de carnes magras, grãos integrais, queijo desnatado e outros alimentos que forneçam a energia que o corpo tanto necessita.

5. Comer sem sal

O sal não adiciona calorias e, comer sem ele, só fará com que os alimentos percam o sabor e o sacrifício seja em vão. O excesso de sal é prejudicial, pois, a longo prazo, pode ocasionar hipertensão e retenção de líquidos, por exemplo. Sendo assim, o ideal é consumi-lo na medida certa.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/28/estes-4-sinais-de-alerta-podem-indicar-que-voce-esta-caindo-em-um-disturbio-alimentar/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/26/esta-com-os-triglicerideos-altos-confira-6-dicas-simples-que-podem-ajudar-a-baixa-los/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM