Saúde e Bem-estar

Estes 4 sinais de alerta podem indicar que você está caindo em um distúrbio alimentar

Pular as refeições importantes por medo de ganhar peso pode ser um sinal

Mulher triste comendo

O distúrbio alimentar é algo que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Ele é caracterizado, muitas vezes, quando alguém diminui de maneira extrema a ingestão de alimentos ou tem uma compulsão muito grande em comê-los. Além disso, esta pessoa apresenta também preocupações enormes com seu peso e corpo, por exemplo.

Existem tratamentos para o distúrbio alimentar, que podem fazer com que a pessoa retorne para seus hábitos alimentares mais saudáveis. No entanto, é muito importante primeiro identificar os sinais de alerta o quanto antes para conseguir este feito. Sendo assim, que tal conhecer alguns destes sinais? Confira 4 a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):

1. Se pesar todos os dias

Ser uma pessoa obcecada por comida e imagem corporal é um sinal de que alguma coisa está errada. Mesmo que sejam os profissionais da saúde os mais capacitados para diagnosticar e prestar socorro, este é um dos alarmes mais comuns. Além de não ser um hábito saudável, se pesar todos os dias também não é exato, pois, o peso do dia a dia oscila por causa de vários fatores que não estão ligados apenas ao percentual de gordura do corpo. Isto apenas afeta de forma negativa a saúde mental.

Recomendados

2. Sentir culpa por comer

Ao longo da vida, somos ensinados a classificar os alimentos como ‘ruins’ e ‘bons’. Isto é algo que desencadeou culpa em muitas pessoas ao comer coisas fora do que é considerado saudável. Esta é uma sensação bastante frequente entre quem sofre de bulimia e, por causa disso, elas são motivadas a expelir os alimentos através de vômitos, exercícios excessivos, jejuns, entre outros.

3. Pular refeições por causa do medo de ganhar peso

Pular refeições por causa do medo de ganhar peso é uma das bases da anorexia, pois, ocasiona em uma percepção equivocada do próprio corpo, levando a uma obsessão por não engordar.

De acordo com o portal La Vanguardia, é por causa disso que as pessoas estão cada vez mais dispostas a fazer o que for preciso para se manterem magras, incluindo não se alimentar ou pular refeições. O medo de ganhar peso e contar as calorias consumidas diariamente também estão relacionados.

4. Comer de forma desesperada, quando está cheia ou sozinha

De acordo com o portal Medline Plus, estes três aspectos são um dos sinais mais claros dos transtornos alimentos. Isto porque eles indicam que a pessoa está comendo de forma compulsiva, ou seja, sem controle. Com frequência, ela come até se sentir desconfortável e, geralmente, em seguida, tem sentimentos de culpa, angustia e vergonha.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/27/os-6-beneficios-de-nao-usar-sutia-que-talvez-muitas-mulheres-ainda-nao-saibam/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/25/estes-sao-os-10-alimentos-que-as-mulheres-gravidas-devem-evitar-comer/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM