Saúde e Bem-estar

Ajude seu filho a dormir mais rápido seguindo estas 7 dicas simples

Quando a criança está com a barriga cheia, por exemplo, pode complicar o sono

Criança dormindo

Quando as crianças dormem, é o momento de os pais realizarem as coisas que não conseguiram enquanto elas estavam acordadas. Isto pode significar dar aquela arrumada nos brinquedos espalhados pela sala, lavar a louça ou simplesmente se jogar no sofá e descansar.

No entanto, muitas crianças apresentam algumas dificuldades para dormir e, as vezes, os pais não sabem muito bem o que fazer nestas situações. Porém, existem dicas simples que podem ser seguidas e que ajudarão os pais a colocarem os pequenos para dormir mais rapidamente. Quer saber quais? Confira 7 delas a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:

1. Dormir no mesmo local e horário sempre

Os pequenos necessitam de hábitos para dormir e, quando isto acontece sempre no mesmo local e também no mesmo horário, faz com que eles se sintam mais seguros e consigam pegar no sono mais rápido.

Recomendados

2. Evitar muitos estímulos na hora de dormir

Desligar a televisão, encerrar a correria dentro de casa e manter o ambiente tranquilo, cerca de 2 horas antes de dormir, é muito importante. Se os vizinhos forem barulhentos, uma boa ideia pode ser isolar sonoramente as janelas. Além do mais, ligar o som com músicas calmas pode auxiliar no relaxamento da criança, tornando o sono mais fácil.

3. Colocar um fim nos medos

Pode-se deixar uma luz de presença no quarto ou deixar a luz de outro cômodo acesa e a porta do quarto entreaberta, caso a criança tenha medo do escuro, por exemplo. Se ela tem medo de ‘monstros’, os pais podem pegar uma espada imaginária e ‘derrotá-los’ na frente da criança, porém, sem dar um excesso de atenção para esta situação.

4. Ficar um período com a criança

Algumas crianças podem ficar enrolando para dormir, pois, sentem saudade dos pais e querem passar mais tempo com eles. Nestes casos, é importante dedicar um período que seja apenas para dar atenção aos pequenos. No decorrer deste tempo, é essencial olhar nos olhos, falar que ama e fazer coisas que eles gostam.

5. Não ir dormir com a barriga cheia

A criança fica inquieta e não sabe expressar muito bem o que está sentindo quando a barriga está muito cheia e isto pode complicar o sono. Sendo assim, antes de colocar a criança na cama, é importante averiguar se ela não está com fome ou com a barriga cheia. Uma maneira de solucionar este caso, é dar o jantar 2 horas antes de colocá-la para dormir.

6. Ensinar a criança a dormir sozinha

É importante ensinar a criança a dormir sozinha, pois, é possível que ela acorde de madrugada e vá para a cama dos pais. Um boa dica é ficar apenas um pouco no quarto do pequeno, enquanto ele se acalma. Depois, dar um beijo de boa noite e sair do quarto quando notar que ele já está dormindo.

7. Cantar uma música de ninar para a criança

Algumas músicas de ninar podem ser amedrontadoras e não são indicadas. No entanto, cantar uma canção calma, ajuda a criança a entender que está na hora de dormir. Uma boa ideia é realizar uma personalizada, impulsionando a imaginação.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/03/saiba-5-maneiras-simples-de-evitar-a-dor-de-ouvido-no-aviao/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/01/conheca-5-vantagens-de-comer-devagar-e-mastigar-bem-os-alimentos/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM