Saúde e Bem-estar

Saiba 5 maneiras simples de evitar a dor de ouvido no avião

Mastigar algum alimento, por exemplo, pode auxiliar no equilíbrio da pressão do ouvido e na prevenção da dor

Mulher no avião
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Viajar é uma das coisas mais prazerosas que existem. As vezes, tudo o que precisamos é de uma viagem sozinha ou com os familiares e amigos para espairecer, conhecer lugares novos e descansar.

ANÚNCIO

Existem diversas formas de realizar uma viagem, seja ela de carro, ônibus ou avião. Este último, além de muitas vezes ser o meio mais rápido de chegar ao destino, pode ser também o mais divertido. No entanto, viajar de avião também tem alguns pontos negativos, como a dor de ouvido causada pela brusca mudança de pressão quando a aeronave decola e pousa.

Entretanto, existem algumas dicas simples que podem ajudar a evitar a dor de ouvido ocasionada por esta pressão. Quer saber quais? Conheça 5 delas a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:

Recomendados

1. Realizar a manobra de ‘Valsalva’

Para aliviar a dor de ouvido, esta manobra pode ser um dos principais métodos, pois, auxilia novamente o equilíbrio da pressão interna do ouvido, de acordo com a pressão do ambiente externo. Para realizá-la, é muito simples. Basta inspirar, fechar a boca e apertar o nariz com os dedos e forçar a saída de ar, sentindo uma pressão no fundo da garganta. Entretanto, para fazer isto é preciso ter cuidado para não efetuar muita pressão ao forçar a saída do ar com o nariz fechado, já que pode piorar a dor no ouvido.

2. Utilizar spray nasal

Um spray nasal auxilia na liberação da passagem de ar entre os seios nasais e o ouvido, ajudando no reequilíbrio da pressão interna e fugindo da dor. Para isto, é preciso utilizar o spray trinta minutos antes da decolagem ou do pouso do avião, conforme o momento que causar mais incômodo.

3. Mastigar algum alimento

Mastigar algum alimento ou também mascar um chiclete, pode auxiliar no equilíbrio da pressão do ouvido e na prevenção da dor. Isto porque, além de forçarem o movimento dos músculos do rosto, estimulam a deglutição, que ajuda a liberar a sensação de ouvido fechado.

4. Bocejar propositalmente

Realizar bocejos de forma proposital ajuda a movimentar os ossos e músculos do rosto, liberando a tuba auditiva e facilitando a regulação da pressão. Para as crianças, este método pode ser desempenhado ao incentivá-las a fazerem caretas ou imitarem ursos e lesões, já que abrem bem a boca conforme o rugido.

5. Fazer uma compressa quente

Colocar uma compressão ou lenços quentes no ouvido por 10 minutos ajuda no alivio da dor de ouvido. Este procedimento pode ser realizado dentro do avião, ao solicitar para a equipe de bordo um copo com água quente e lenços. Além do mais, é essencial evitar dormir durante a decolagem ou do pouco do avião, pois, ao dormir, o processo de adaptação às mudanças de pressão é mais devagar e sem controle, fazendo com que a pessoa acorde com dores no ouvido.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/01/conheca-5-vantagens-de-comer-devagar-e-mastigar-bem-os-alimentos/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/30/danca-6-beneficios-maravilhosos-que-este-exercicio-pode-proporcionar-para-a-saude/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias