Saúde e Bem-estar

Dança: 6 benefícios maravilhosos que este exercício pode proporcionar para a saúde

A dança ajuda a reduzir o estresse, por exemplo

Pessoas dançando

Realizar exercícios físicos regularmente é muito importante para a saúde. Quando combinado com uma alimentação saudável e o consumo correto de água diariamente, por exemplo, pode diminuir o risco de diversas doenças.

Existem diversos exercícios que podem ser realizados pela maioria das pessoas, entre eles, a dança. Além de proporcionar alegria e poder ser praticado de inúmeras formas diferentes, ela também proporciona muitos benefícios para a saúde que talvez a maioria das pessoas não conheça. Sendo assim, que tal conferir alguns deles? Veja 6 a seguir, extraídos do portal Tua Saúde:

1. Auxilia na perda de peso

Este é um tipo de atividade aeróbica que permite a queima de até 600 calorias por hora. Isto de acordo com a intensidade e velocidade da modalidade praticada. Desta forma, quem faz hip hop ou zumba, por exemplo, queima mais calorias do que quem realiza ballet ou dança do ventre. Além do mais, por ser um exercício agradável, torna o processo de emagrecimento menos maçante.

Recomendados

2. Estimula a memória

É preciso uma boa capacidade de memória para dançar, para decorar os passos e fazê-los com perfeição. Desta forma, a dança é uma excelente opção para as pessoas que precisam estimular a memória, porque, com o passar do tempo, vai se tornando mais simples decorar novos esquemas e passos.

A dança auxilia também a evitar a deterioração das células nervosas do cérebro, já que envolve bastante atividade cerebral, podendo melhorar o envelhecimento e evitar o aparecimento de demência ou doenças como Alzheimer, por exemplo.

3. Ajuda com a postura e com a flexibilidade

A má postura pode ser responsável por diversos tipos de dores nas costas, pois, causa pequenas alterações na coluna. Nestas situações, a dança pode ser muito benéfica, já que para dançar, é necessário deixar a coluna reta, contrariando as alterações que aparecem no trabalho, por exemplo.

As danças que possuem passos com pontapés altos ou figuras complicadas, como as de salão, por exemplo, podem melhorar ainda a flexibilidade, já que auxilia no alongamento dos músculos e também a mantê-los mais relaxados.

4. Diminui o estresse

Ainda que seja complexa, a dança é também uma atividade muito agradável. Sendo assim, ela permite deixar os problemas de lado e manter o foco apenas no que está fazendo. Desta forma, é mais fácil liberar o estresse acumulado do dia a dia no trabalho ou em casa, por exemplo.

5. Evita a depressão

Na maioria das modalidades de dança, existe a presença de outras pessoas. Sendo assim, isto aumenta a interação social e evita o isolamento que, por diversas vezes, é o causador da depressão. Além do mais, dançar é bastante divertido e atua no corpo e na mente, levando assim, o organismo a produzir mais endorfina, que trabalham como antidepressivos naturais.

6. Melhora o equilíbrio

Em diversos tipos de modalidade de dança, existem passos que necessitam de muito equilíbrio, como por exemplo, rodar sobre a perna ou ficar na ponta dos pés. Estes passos auxiliam no desenvolvimento e fortalecimento de um grupo de músculos de suporte que melhoram o equilíbrio diário. Desta forma, o risco de quedas ou lesões, é menor.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/26/conheca-7-estrategias-maravilhosas-para-aumentar-a-saciedade-e-nao-sentir-fome-toda-hora/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/25/saiba-quais-tipos-de-nutrientes-voce-deve-comer-se-sua-pele-e-oleosa/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM