Saúde e Bem-estar

Conheça 7 estratégias maravilhosas para aumentar a saciedade e não sentir fome toda hora

Colocar uma fonte de proteína nas refeições, por exemplo, pode ajudar

Mulher comendo

Comer é uma das coisas mais maravilhosas que existem. Os alimentos são capazes de nos dar força e energia para realizar as tarefas simples do dia a dia, em casa ou no trabalho, e também possuem grande influência sobre o nosso humor, por exemplo.

No entanto, comer só a quantidade suficiente e não sentir muita fome ou fome toda hora, pode ser um desafio. Existem, entretanto, alguns truques simples que auxiliam a comer bem e aumentar a saciedade. Quer saber quais? Confira 7 deles a seguir, extraídos do portal Tua Saúde:

1. Colocar nas refeições uma fonte de proteína

Este é um nutriente que mais oferece saciedade para o organismo. Pode ser achado em alimentos como ovos, frango, carne, iogurte e queijo. Além do mais, as proteínas gastam mais calorias no decorrer de sua digestão e são essenciais para o crescimento da massa muscular no corpo, auxiliando no processo de perder peso.

Recomendados

Sendo assim, para não ficar com fome por mais tempo, pode-se colocar na refeição pelo menos 1 ovo, 1 fatia de queijo ou 1 filé de frango pequeno. Todavia, se preferir, é possível, por exemplo, consumir também uma omelete preparada com dois ovos e recheada com queijo ou legumes no café da manhã.

2. Ingerir saladas no almoço e no jantar

Verduras e legumes são pobres em calorias e ricos em fibras, aumentando assim, a sensação de saciedade e mantendo a dieta com poucas calorias. Desta forma, consumir saladas no almoço e no jantar auxilia na redução do consumo de macarrão, arroz, farofas e outras fontes de carboidratos que ativam o ganho de peso. Além do mais, vegetais são também ricos em vitaminas e minerais, essenciais para ativar o metabolismo e incentivar o emagrecimento.

3. Colocar sementes nos lanches

As sementes de chia, linhaça e gergelim, são ricas em fibras, sendo assim, são excelentes para adicionar nos lanches. Deve-se, por exemplo, colocar de 1 a 2 colheres de sementes no iogurte, no recheio do sanduíche, na salada de frutas ou nos sucos. Desta forma, a refeição fica mais nutritiva e oferecerá saciedade por mais tempo.

Além das sementes, pode-se também utilizar farelo de trigo, rico em fibras e quase não possui calorias. O farelo pode também ser usado nos lanches por não conter sabor e não mudar o paladar da refeição.

4. Ingerir gorduras boas

Por precisarem de mais tempo para serem digeridas, as gorduras boas também trazem maior saciedade. Além do mais, elas auxiliam na redução da inflamação no organismo e melhoram os níveis de colesterol.

Desta forma, algumas opções são: consumir de 5 a 10 unidade de castanha de caju nos lanches, comer abacate ou coco, já que são frutos gordurosos, e ingerir peixes como atum e sardinha, pelo menos três vezes na semana.

5. Substituir a farinha de trigo pelo farelo de aveia

Além de rico em fibras, o farelo de aveia é uma fonte saudável de carboidratos. Diferente da farinha de trigo branca, ele possui baixo índice glicêmico e não incentiva a produção de gordura no organismo. Além do mais, a aveia ajuda a flora intestinal e combate a prisão de ventre, diminuindo os gases e a má digestão. Outras farinhas saudáveis são também a de amêndoas, de coco, de arroz integral e trigo integral.

6. Comer palitos de legumes na hora da fome

Quando a fome aparecer, pode ser uma boa opção comer palitos de legumes como cenoura, palmito, pimentão ou talos de salsão. Para fazê-los, basta cortar os legumes no formato de batata-frita e colocá-los na geladeira. Eles podem ser usados como lanche quando a fome chegar ou se surgir a vontade de mastigar algo para passar a ansiedade.

7. Comer pipoca para vencer a ansiedade

Esta é uma excelente opção para comer no momento que bater a ansiedade. Isto porque a pipoca é rica em fibras e tem menos calorias que os alimentos como, por exemplo, o chocolate e a batata-frita, além de proporcionar bastante mastigação, o que auxilia na redução do estresse.

Para conseguir muitas vantagens, é melhor preparar a pipoca no micro-ondas, não colocar gorduras, temperá-la com orégano e salsinha, por exemplo, e adicionar pouco sal.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/25/saiba-quais-tipos-de-nutrientes-voce-deve-comer-se-sua-pele-e-oleosa/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/24/se-o-seu-filho-precisa-emagrecer-talvez-voce-possa-ajuda-lo-com-estas-dicas/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM