Saúde e Bem-estar

Conheça 5 vantagens de comer devagar e mastigar bem os alimentos

Mastigar bem os alimentos pode ajudar no processo da digestão, por exemplo

Mulher comendo

Comer é uma das melhores coisas que existem. Além de manter o corpo forte e saudável, uma boa alimentação pode aumentar a disposição para realizar as tarefas do dia a dia e também influenciar para um bom humor, por exemplo.

No entanto, é muito importante comer lentamente e também mastigar bem os alimentos ingeridos. Isto não só dá mais prazer na hora da refeição, como pode trazer vários benefícios para saúde. Sendo assim, que tal conhecer alguns deles? Veja 5 a seguir, extraídos do portal Tua Saúde:

1. Emagrece

Comer lentamente ajuda no emagrecimento, pois, o sinal enviado desde o estômago até o cérebro, para apontar que já está cheio, tem um tempo de chegar antes que se tenha consumido dois pratos de comida. Agora, ao comer rapidamente, isto não acontece e, desta forma, consome-se uma quantidade maior de alimentos e calorias até alcançar a saciedade.

Recomendados

2. Ajuda na digestão

Ao mastigar bastante os alimentos, é facilitado o processo de digestão, pois, além de triturar melhor o que está sendo consumido, cresce também a produção de saliva, o que favorece a ação do ácido gástrico. Quando isto ocorre, os alimentos ficam por um tempo menor no estômago e é possível até conter os sintomas de gastrite, azia ou refluxo.

3. Amplia a sensação de saciedade

O costume de comer rapidamente, além de ajudar na ingestão de alimentos em quantidades maiores, reduz também o contato do alimento com as papilas gustativas, as responsáveis pela captação do sabor e do envio da mensagem de saciedade e satisfação ao cérebro. Agora, comer devagar permite sentir com mais facilidade o sabor do que está sendo consumo, o que também reduz o vício por sabores artificiais e industrializados.

4. Reduz o consumo de líquidos

Diminuir a ingestão de líquidos durante a refeição, pode auxiliar também na diminuição das calorias ingeridas, em especial, quando refere-se a bebidas com muitas calorias como sucos industrializados ou naturais e refrigerantes, por exemplo.

Até quando se trata de água, ingerir mais de 1 copo de 250 ml, pode reduzir a eficácia da digestão e levar à precisão de sentir o estômago pesado depois de casa refeição. Isto pode fazer com que, na próxima refeição, tente ser repetido este ‘peso’ no estômago com mais água, líquidos muito calóricos, ou até mais comida, favorecendo o ganho de peso.

5. Aumenta o sabor da comida

Sentir o cheiro da comida, olhar delicadamente para ela e separar um tempo apropriado para comê-la, ajuda na diminuição do estresse e relaxa a pessoa no momento da refeição, deixando-a apreciar o sabor e tornando o período mais prazeroso.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/30/danca-6-beneficios-maravilhosos-que-este-exercicio-pode-proporcionar-para-a-saude/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/31/se-voce-deseja-parar-de-fumar-estes-3-passos-podem-ajudar-confira/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM