Saúde e Bem-estar

Se você deseja parar de fumar, estes 3 passos podem ajudar; confira

Estabelecer metas de curto prazo, por exemplo, pode ser um passo importante

Mulher fumando
Reprodução/Pexels (pexels.com)

O vício em fumar é algo presente na vida de muitas pessoas. Porém, além de causar dependência, o tabagismo também pode provocar o surgimento de diversos prejuízos à saúde, como por exemplo, infecções respiratórias, osteoporose, tuberculose, e até mesmo impotência sexual, por exemplo.

ANÚNCIO

Deixar este vício para trás não é uma tarefa fácil. No entanto, é sempre importante lembrar-se que você tem o poder de mudar hábitos ruins em sua vida e que te prejudicam de alguma maneira. Por isso, começar a dar pequenos passos no dia a dia é essencial. Que tal conhecer alguns deles que podem lhe ajudar? Confira 3 a seguir, extraídos do portal Quién:

1. Determine um plano de ação

As pessoas fumantes sempre possuem um momento do dia em que é mais provável que fume. Seja após uma refeição ou antes de começar uma atividade estressante, por exemplo. Por isso, é essencial conscientizar e virar os pensamentos. Se antes você fumava bebendo uma xícara de café, tente tomar um chá. Isto pode não desencadear a vontade de fumar.

Recomendados

O que também pode ajudar é encontrar atividades que utilizem as mãos e a mente. Palavras cruzadas pode ser uma ótima alternativa para se manter ocupada e assim, reduzir o desejo de fumar um cigarro.

Se é um costume fumar depois de comer, é essencial encontrar uma forma distinta de encerrar a refeição. Consumir um pedaço de sua fruta favorita ou dar um passeio ao ar livre para limpar a mente e relaxar, podem ser algumas opções.

2. Modifique seu estilo de vida

É essencial sair da rotina em que tudo gira em torno do cigarro. Para isto, tente se alimentar em horários diferentes e comer lanches saudáveis entre as refeições, por exemplo. É também muito importante realizar exercícios físicos regularmente. Encontre algo que lhe faça se manter ativa, mas que também seja divertido, pois, quando você gosta das coisas que faz, obtém a melhor versão de si mesma.

Se bater aquela vontade de acender um cigarro, comece também a ler e escrever. Assim, poderá canalizar sua energia para o que te ajuda a crescer e melhorar como ser humano. Lembre-se: a perseverança se tornará sua melhor aliada para sair vitoriosa desta batalha.

3. Defina metas

É importante determinar metas de curto prazo e dar a si mesma créditos cada vez que conseguir. Uma dica pode ser colocar o dinheiro que costumava gastar em cigarros em um pote diariamente e, em seguida, investi-lo em algo que lhe faça feliz.

No começo, os pensamentos como “é só um cigarro e pronto” são comuns invadirem sua mente e a realidade é que isto só irá fazer com que a vontade de fumar se intensifique. No entanto, lembre-se mais uma vez: é normal que você caia, mas é importante saber que sempre pode se reerguer.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/30/danca-6-beneficios-maravilhosos-que-este-exercicio-pode-proporcionar-para-a-saude/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/28/estrias-na-gravidez-conheca-5-dicas-muito-simples-para-evita-las/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias