Saúde e Bem-estar

Estrias na gravidez: Conheça 5 dicas muito simples para evitá-las

Realizar massagens na barriga e nas mamas regularmente é essencial

Grávida

Todas as pessoas estão sujeitas ao desenvolvimento de estrias. Elas são caracterizadas por linhas avermelhadas na pele e podem surgir por diversas razões diferentes, como por exemplo, o aumento do músculo causado pela musculação, o ganho de peso muito rápido ou gravidez.

Neste último, o surgimento de estrias acontece, pois, durante a gestação, a pele da mulher estica, devido ao aumento da barriga e das mamas. No entanto, existem algumas dicas muito simples que as mamães podem fazer para evitar o surgimento de estrias. Quer saber quais? Confira 5 delas a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:

1. Utilizar óleos e cremes hidratantes

Os cremes hidratantes e os óleos ricos em vitamina E, são apropriados para oferecer uma hidratação intensa para a pele no decorrer da gestação. Eles diminuem as possibilidades do surgimento de estrias, pois, aumentam a elasticidade da pele.

Uma dica boa é o óleo Bio-Oil, rico em vitamina E. Ele deve ser usado a partir do quarto mês de gestação, em áreas como abdômen, seios, coxas e glúteos, mais favoráveis à estrias. Além do mais, ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia é essencial para manter a hidratação e elasticidade da pele.

2. Realizar massagens na barriga e nas mamas regularmente

Realizar, regularmente, massagens nas mamas e na barriga, ajuda também a evitar o surgimento de estrias. Isto porque elas ativam a circulação do sangue nestas áreas, conferindo melhor a elasticidade para a pele. É essencial que estas massagens sejam feitas no dia a dia, nos locais mais propensos ao aparecimento de estrias. Desta forma, uma boa ideia é fazê-las no momento da aplicação dos cremes ou óleos, por exemplo.

3. Utilizar roupas íntimas adequadas

O uso de roupas íntimas adequadas permite segurar a barriga e auxilia a suportar as mamas, além de ajudar na redução das possibilidades do aparecimento de estrias. Além do mais, utilizar roupas largas e de algodão, é importante também já que não apertam o corpo e permitem a circulação do sangue.

4. Consumir alimentos ricos em vitamina C e E

As frutas cítricas, ricas em vitamina C, são alimentos que possuem substâncias antioxidantes, como por exemplo, betacaroteno e flavonoides. Eles atuam como estimulantes do colágeno da pele, colaborando para o combate das estrias.

Já os alimentos ricos em vitamina E, como óleos vegetais e sementes, e cereais integrais, ajudam na proteção das células do organismo, sendo esta vitamina uma antioxidante, com propriedades antienvelhecimento para a pele.

5. Controlar o peso durante a gestação

Durante a gestação, é essencial vigiar o peso para prevenir o surgimento de estrias. Para isto, é fundamental que a mulher verifique regularmente seu peso e tenha uma dieta saudável, rica em frutas, cereais integrais, legumes, peixe, ovo e carnes brancas, evitando o excesso de açúcar e gorduras.

Na gravidez, a mulher pode engordar entre 11 e 15 kg. Entretanto, o peso máximo aceitável depende de cada grávida e também de seu peso inicial.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/27/saiba-4-dicas-simples-para-emagrecer-depois-do-parto/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/26/conheca-7-estrategias-maravilhosas-para-aumentar-a-saciedade-e-nao-sentir-fome-toda-hora/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM