Pode ser que você sempre tenha sentido que havia algo complicado na relação com a sua mãe. Sabemos que nossos pais não são perfeitos, mas a mãe narcisista tem uma capacidade profunda de gerar impactos psicológicos negativo na vida de seus filhos.
ANÚNCIO
Afina, o que é uma mãe narcisista?
O termo vem da história grega de narciso, que acabou se apaixonando pelo próprio reflexo e morreu do fome e sede, pois não conseguia parar de continuar mirando seu reflexo no lago.
A história já nos mostra, mais ou menos, do que estamos falando: aqui o tema é a personalidade egocêntrica.
Perpetua Neo, psicóloga em DClinPsy, escreve em seu artigo publicado no portal Mindbodygreen, que “embora uma quantidade saudável de amor-próprio seja importante para que respeitemos e cuidemos de nós mesmos - e também mostremos aos outros como devemos ser tratados - a mãe narcisista tem tudo a ver com ela. Ela acredita que tem direito a isso e é incrivelmente egocêntrica. É uma regra para ela e outra regra para todos os outros”, comenta.
A profissional ainda explica que existem dois tipos de mãe narcisista: a grandiosa, que precisa ser a mais barulhenta e brilhar o tempo todo, e a vulnerável, que compete o tempo todo para provar que é a pessoa que mais sofre.
“Quando dizemos transtorno de personalidade narcisista (NPD) em psicologia e psiquiatria, o que realmente queremos dizer com “transtorno de personalidade” é que isso permeia seu funcionamento na vida, afetando seus relacionamentos, carreiras e bem-estar. Daí o qualificador “personalidade”. E alguém com NPD não vai e não pode mudar”, explica a profissional.
Sinais de que você tem uma mãe narcisista
Perpetua Neo ainda compartilhou alguns sinais que podem indicar se você tem uma mãe narcisista. Segundo ela, este tipo de mãe trata seus filhos como uma extensão de si mesma.
ANÚNCIO
“Você é tratado como uma extensão dela, não sua própria pessoa. Você é efetivamente o troféu de sua mãe. Tudo de bom que você faz é considerado um reflexo dela – sua genética superior e seu trabalho duro para criar você”.
Ela escolhe o filho de ouro
“A dinâmica familiar narcisista clássica é quando uma mãe narcisista elege um " filho de ouro " que não pode errar e depois um bode expiatório que é culpado por tudo. Às vezes, há também uma “criança perdida” que é negligenciada”.
Manipulação
“Aqui é quando alguém estraga seu senso de realidade, então você não confia mais em si mesmo e se torna dependente de sua versão da realidade. [...] Você será informado de que é muito sensível, louco ou algum outro adjetivo depreciativo. Eventualmente, você se ilumina”.
Qual é o efeito da mãe narcisista da vida psicológica das filhas e filhos?
A especialista explica que o filho ou filha pode acabar sincronizado com o sentimento do outro. “Nunca sabendo quando sua mãe seria decente ou hostil, você pisou em ovos e seu radar sobre as emoções dos outros está bem sintonizado”.
Ela ainda explica que isso pode gerar menos inteligência emocional. “Você pode estar se perguntando, como você pode estar incrivelmente sintonizado com os outros, mas tem pouca inteligência emocional? Isso ocorre porque o outro lado da equação da inteligência emocional depende de estar ciente de suas próprias emoções e ser capaz de cuidar de si mesmo”.
Por fim, ela explica que você pode ter limites terríveis ou inexistentes. “Crianças criadas por mães narcisistas geralmente crescem com padrões e limites ruins. Enquanto os padrões são os sims do inferno em sua vida, os limites são os nãos do inferno. E se você não está ciente do que são, então você não sabe quando eles estão sendo transgredidos”, finaliza.
Como lidar com a situação?
A melhor forma de lidar com os efeitos de uma mãe narcisista é buscando ajuda psicológica.
Curtiu o conteúdo de comportamento? Você também vai amar:
- Assim você deve lidar com a solidão, segundo um estudo
- Medo de envelhecer? Estudo descobre algo que pode ajudar a lidar com o sentimento
- Os 7 mandamentos da amizade que também podem beneficiar outras relações
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.