Comportamento e Relacionamento

Tem dificuldade de dizer não? Entenda como estabelecer limites pode melhorar sua vida

Dizer não pode ser uma tarefa muito difícil para algumas pessoas e existe um motivo psicológico para isso. Só que é preciso enfrentar a dificuldade de estabelecer limites para uma vida com mais qualidade

estabelecer limites

Dizer não, estabelecer limites pode ser um problema para muitas pessoas. Especialmente para nós, mulheres, que tivemos uma criação que determinava que sempre deveríamos estar dispostas a ajudar o outro e a entregar o melhor de nós. Acontece que estabelecer limites é um fator fundamental para melhorar nossa qualidade de vida.

Por que algumas pessoas têm dificuldade em dizer não e estabelecer limites?

“Uma de nossas necessidades mais fundamentais é a conexão social e um sentimento de que pertencemos. Dizer ‘não’ parece ameaçador para nossos relacionamentos e esse sentimento de conexão”, disse Vanessa Bohns, professora assistente de ciências administrativas da Universidade de Waterloo, no Canadá, ao The World Street Journal.

Ou seja, temos medo de desagradar o outro e, principalmente, temos medo da rejeição. Só ao não saber estabelecer limites podemos gerar um problema ainda maior em nossas vidas.

Recomendados

Quando não determinamos limites, estamos dizendo ao outro, mesmo que de forma indireta, que ele tem poder sobre nós. Isso faz com que possamos atrair pessoas manipuladores em nosso círculo de amizade. Afinal, elas inconscientemente sabem que podem conseguir o que quiser de nós e nos tornamos “alvos” fáceis.

Ao dizer sim para o outros, estamos dizendo não para nós

“Como resultado do ‘sim’, “vejo muitas mulheres que chegam deprimidas, ansiosas e esgotadas”, disse Barbara Greenberg, psicóloga clínica de Connecticut ao portal “The Swaddle”.

Como aprender a estabelecer limites?

Se você tem muita dificuldade, a primeira coisa que precisa saber é que realizar terapia psicologia pode ajudar, e muito. Além disso, algumas dicas também podam te ajudar.

1. Questione a si mesma

Quando alguém te pedir algo, se questione: me sinto bem dizendo sim? É importante que você tenha em mente como se sente sobre o que demandam de você.

2. Explique o não

É comum que ao começar a dizer não, algumas pessoas se sintam muito culpadas. Só que o outro pode nos entender. Explique o motivo do não. Por exemplo, se uma amiga pediu para sair para um evento, mas você não deseja ir. Simplesmente diga: não estou confortável de ir.

3. Lembre-se de dizer sim para você

Ao dizer sim para o outro, quando não deseja fazer algo, você está dizendo não para si. Lembre-se que o processo de estabelecer limites aumentará sua autoestima e, principalmente, melhorará a qualidade das suas relações.

4. Entenda que algumas pessoas vão se afastar

Estabelecer limites não é uma tarefa fácil e, em muitos casos, afasta pessoas da nossa vida. Contudo, entenda que justamente essas pessoas que se afastaram são aquelas que não respeitam que você é.

Curtiu o conteúdo de comportamento? Você também vai amar:

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM