Comportamento e Relacionamento

Você costuma repetir padrões na vida? Este pode ser o motivo, segundo a psicologia

Sempre dá errado em relacionamentos ou nunca dá certo com amizades. Se você costuma repetir padrões na vida, este pode ser o motivo

repetir padrões na vida

Repetir padrões na vida é um dos motivos que levam muitas pessoas a buscarem ajuda psicológica. A pessoa pode, por exemplo, sempre dar errado em relacionamentos, ou sempre cair em relações abusivas ou se manter em dívidas constantemente.

O padrão, neste caso, é mais forte do que o inconsciente da pessoa e quando ela se dá conta já está novamente repetindo uma situação que não é nada interessante para sua vida.

É como acontece na série “Boneca Russa”, da Netflix. A personagem principal se vê procurando caminhos diferentes para sair de um padrão repetitivo na vida, mas sempre cai no mesmo destino. Se você não assistiu, inclusive, recomendamos!

Recomendados

Mas por que algumas pessoas repetem padrões destrutivos na vida?

A psicologia pode explicar. Contudo, há diferentes linhas de pensamentos para interpretar uma repetição de padrão.

“Os terapeutas cognitivos veem as repetições como formas irracionais de pensar que podem ser alteradas pelo pensamento racional”, explica Roberta Satow, psicanalista e professora, em seu artigo a revista “Psychology Today”.

Neste caso, por exemplo, o inconsciente da pessoa está dominando suas atitudes. Para Freud, o inconsciente não como um lugar específico no cérebro, mas um lugar psíquico, com conteúdo, lembranças e mecanismos.

“Os terapeutas psicanalíticos atribuem as repetições às experiências da infância que são repetidas na idade adulta”, explica a especialista. Um exemplo é quando uma pessoa sofre rejeição por parte da mãe ou do pai na infância.

Ao se tornar adulta, ela pode sempre procurar por parceiros ou parceiras que acabaram repetindo a rejeição que ela sofreu na infância.

Para alguns especialistas, isso acontece, pois nosso ego não deseja mudar. Ele prefere repetir o mesmo comportamento, mesmo que seja doloroso, pois já é conhecido. No caso da pessoa que foi rejeitada na infância. Ela pode sempre procurar relações nas quais será rejeitada, pois apesar de doloroso o resultado, é um resultado que ela já conhece. Ou seja, o ego continua agindo da mesma forma.

E agora? Como parar de repetir padrões?

A única solução viável é por meio de um tratamento psicológico. Contudo, a especialista explica que é um processo longo e, por vezes, difícil.

“O processo de “trabalhar” leva muito tempo. Não paramos simplesmente de fazer ou sentir a maneira como experimentamos como “natural” e o que temos feito durante toda a nossa vida. Além disso, interromper um padrão repetitivo geralmente envolve desistir de algo. Esta é a base para o que os psicanalistas chamam de “resistência””, comenta.

“Se as pessoas têm tanta dificuldade em parar um padrão de comportamento que lhes causa dor, o padrão deve ter alguma função. O exemplo mais concreto e consciente são os vícios. O êxtase de uma drogada de heroína ou de ganhar uma corrida de cavalos é tão intenso que a pessoa não consegue desistir, apesar de destruir sua família, carreira ou amizades”, finaliza.

Curtiu o conteúdo de comportamento? Você também vai amar:

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM