Saúde e Bem-estar

Chulé: 5 dicas simples para diminuir este cheiro desagradável dos pés

Utilizar talco em todo o pé e também dentro dos sapatos, pode ajudar

Pés

O chulé é algo bastante comum para a maioria das pessoas. Ele é caracterizado pelo cheiro desagradável nos pés e, geralmente, está ligado com à ação de bactérias sobre o suor em algumas partes do nosso corpo.

Não é o desejo de ninguém ter alguma parte do corpo cheirando mau. No entanto, para os casos de chulé, existem dicas simples que podem ser realizadas no dia a dia e são capazes de combater ou diminuir este cheiro ruim. Sendo assim, que tal conhecer algumas destas dicas? Veja 5 delas a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:

1. Depois do banho, seque corretamente os pés

Lavar bem os pés e frequentemente, é uma dica muito importante para evitar o cheiro ruim. Entretanto, é também essencial garantir que eles estão 100% secos depois da lavagem, especialmente entre os dedos. Isto porque a umidade da água, juntamente com o calor que se forma dentre da meia, podem beneficiar o desenvolvimento e aumento de bactérias na pele, as principais responsáveis pelo aparecimento do chulé.

Recomendados

2. Passar talco nos pés

Para a diminuição do cheiro de chulé nos pés, o uso de pó de talco pode ser uma ótima solução natural. Isto porque ele reduz a produção de suor pela pele, impedindo a existência de umidade suficiente para que as bactérias responsáveis pelo chulé possam aparecer. Assim, deve-se utilizar o talco em todo o pé, antes de colocar as meias e os sapatos, além de poder adicionar também algum pó dentro do próprio calçado.

3. Utilizar sapatos abertos

Evitar o uso de sapatos fechados, e optar por chinelos ou sandálias, pode ser uma dica essencial para quem sofre deste cheiro ruim nos pés. Estes calçados impedem a transpiração da pele e permitem que ela respire, reduzindo as possibilidades de desenvolvimento de fungos ou bactérias causadoras do chulé.

No entanto, se não for possível o uso do calçado aberto, o melhor é utilizar meias de algodão com os sapatos fechados, porque isto permite uma maior respiração da pele. Todavia, ao chegar em casa, é bom retirá-los juntamente com as meias e deixar os pés livres.

4. Caminhar descalço dentro de casa

Dentro de casa é essencial caminhar descalço pelo máximo de tempo que conseguir. Esta é uma maneira de se certificar que a pele dos pés conseguirá respirar, evitando o desenvolvimento de bactérias. Para os dias frios, pode-se utilizar as meias de algodão, pois, ainda que elas cubram os pés, o algodão é um tecido que deixa ultrapassar o ar. Todavia, na hora de deitar-se para dormir, é preciso retirá-las.

5. Não utilizar dois dias consecutivos a mesma meia

Ainda que não esteja com um cheiro ruim, a meia não deve ser utilizada mais de um dia seguido. Isto porque as bactérias se desenvolvem no tecido, por causa do acúmulo de suor e calor do corpo. Desta forma, usando a meia uma outra vez consecutiva, colocará novamente as bactérias em contato com os pés, agravando o mau cheiro.

Para as pessoas que sofrem com bastante chulé nos pés, uma dica importante, por exemplo, é trocar de meia ao meio-dia. Para tal, pode-se andar com uma meia limpa na mochila e trocá-la depois, deixando a usada dentro de um saco plástico.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/18/conheca-6-beneficios-que-o-parto-normal-pode-proporcionar/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/18/futebol-saiba-alguns-beneficios-incriveis-que-este-esporte-pode-proporcionar-para-a-saude/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM