Saúde e Bem-estar

Futebol: Saiba alguns benefícios incríveis que este esporte pode proporcionar para a saúde

Este esporte pode auxiliar no emagrecimento, por exemplo

Mulheres jogando bola
Reprodução/Pexels (pexels.com)

O futebol é um dos esportes mais famosos que existem ao redor do mundo. Além de proporcionar alegria e satisfação para quem está jogando e até para quem está torcendo, pode também proporcionar diversos benefícios incríveis para a saúde que talvez a maioria das pessoas não conheça.

ANÚNCIO

Por ser um exercício completo, o futebol pode ser realizado por mulheres e homens que procuram diferentes finalidades. No entanto, é importante procurar um médico antes de dar início a esta prática para uma avaliação na saúde. Agora, confira a seguir 7 benefícios do futebol para a saúde, extraídos do portal Tua Saúde:

1. Auxilia no emagrecimento

Enquanto uma pessoa está jogando futebol, todo o corpo precisa atuar em conjunto, o que leva à um enorme gasto de calorias. A movimentação constante faz com que aconteça uma queima de gordura, sendo possível perder 250 calorias a cada 30 minutos, em média.

Recomendados

Além do mais, por causa do intenso trabalho corporal, este esporte acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias dure por muitas horas depois do jogo.

2. Aumenta a massa muscular

Muitos grupos de músculos dos membros superiores, inferiores e abdômen, são utilizados constantemente durante a prática do futebol. Isto causa o crescimento e também a multiplicação de suas fibras musculares.

Assim, com o passar do tempo, quem pratica este esporte desenvolve músculos mais fortes e maiores. A associação do futebol, juntamente com a musculação, duas ou três vezes por semana, torna ainda mais eficiente o fortalecimento e ganho de massa muscular.

3. Auxilia a baixar a pressão alta

Assim como os esportes que exigem movimentação corporal, jogar futebol regularmente melhora o funcionamento do coração, da circulação e fluxo do sangue, sendo um ótimo método para ajudar a controlar a pressão arterial. Assim, este exercício previne doenças ocasionadas pela pressão alta, como infarto ou AVC.

A prática do futebol também estimula diversos sistemas do corpo e ativa seu funcionamento, melhorando a imunidade, a digestão, a respiração e prevenindo doenças sérias como colesterol alto e diabetes.

4. Fortalece os ossos

Para quem joga futebol, a quantidade de cálcio nos ossos é maior em relação aos que não realizam exercícios físicos. O grande estímulo ao corpo reduz a perda de cálcio e os deixam mais fortes. Assim, o futebol auxilia na prevenção da osteoporose, doença comum em idosos e mulheres depois da menopausa.

5. Diminui o risco de fraturas e quedas

Por causa dos passes e dos dribles, as pessoas que jogam futebol possuem melhor flexibilidade, reflexos e agilidade. Assim, o equilíbrio melhora de forma significativa, resultado em um menor risco de quedas e fraturas dos ossos.

6. Reduz as possibilidades de depressão e estresse

O futebol traz benefícios por estimular o trabalho em equipe, já que necessita sempre do contato com outras pessoas, além da liberação de hormônios que trazem bem-estar, como serotonina e endorfina.

Por causa disto, jogar futebol reduz a sensação de tristeza e estresse, sendo assim um ótimo aliado para tratamento e prevenção da ansiedade e depressão. Para as mulheres, ele também pode ser uma excelente solução contra os sintomas da TPM.

7. Previne o aparecimento do Alzheimer

Este esporte faz as pessoas terem reações mais rápidas, e desenvolvam funções do cérebro como atenção, raciocínio e concentração. Assim, ele se torna mais ativo e evita as chances do desenvolvimento de doenças cerebrais e demências, como por exemplo, o Alzheimer.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/16/gases-no-bebe-saiba-algumas-dicas-simples-para-alivia-los/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/14/se-voce-tem-celulite-talvez-estas-dicas-de-exercicios-possam-te-ajudar-a-elimina-la-veja/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias