Saúde e Bem-estar

Conheça 6 benefícios que o parto normal pode proporcionar

O parto normal pode diminuir o risco de infecção na mãe e no bebê, por exemplo

Mulher grávida
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A gravidez é uma das coisas mais especiais e lindas que podem acontecer na vida de uma mulher. Significa amar alguém que você ainda não conhece de maneira incondicional e cuidar para que ela viva feliz e em segurança. Por isso, todos os passos deste momento são importantes, principalmente o parto.

ANÚNCIO

O parto normal, por exemplo, é um dos mais escolhidos pelas mulheres e pode proporcionar diversos benefícios tanto para a mãe, quanto para o bebê. No entanto, esta escolha deve ser realizada de acordo com as orientações médicas, para que tudo ocorra perfeitamente bem.

Agora, que tal conhecer alguns benefícios do parto normal? Veja 6 deles a seguir, extraídos do portal Tua Saúde:

Recomendados

1. Menos tempo de recuperação

Depois de passar por um parto normal, a mãe consegue se recuperar mais rapidamente e, muitas vezes, não é necessária a permanência no hospital por muito tempo. Além do mais, a mulher consegue ficar mais como bebê, já que não são realizados procedimentos invasivos.

Após o parto normal, o tempo que o útero leva para retornar para o tamanho de origem é menor em comparação à cesárea, além de também trazer um desconforto menor depois.

Geralmente, o primeiro parto normal dura cerca de 12 horas. No entanto, o tempo de trabalho de parto pode ficar mais curto a cada parto normal. Na segunda gravidez, o tempo pode reduzir para 6 horas, ainda que existam mulheres que conseguem ter o bebê em menos tempo.

2. Menor risco de infecção

Por não ocorrer cortes ou a utilização de instrumentos cirúrgicos, o parto normal também reduz o risco de infecção na mãe e no bebê. No que diz respeito ao bebê, o risco menor de infecção é por causa da passagem dele pelo canal vaginal, o que o expõe aos microrganismos que pertencem à microbiota normal da mulher, o que interfere de forma direta no seu desenvolvimento saudável, já que colonizam o intestino, promovendo também a atividade e fortalecimento do sistema imunológico.

3. Facilidade de respiração

Ao passar pelo canal vaginal durante o parto normal, o tórax do bebê é comprimido, fazendo com que o líquido de dentro do pulmão seja expelido com maior facilidade, ajudando na respiração dele e na diminuição do risco de problemas respiratórios futuramente.

Além do mais, alguns obstetras apontam que o cordão umbilical fique preso ao bebê ainda por alguns minutos, para que assim, a placenta siga fornecendo oxigênio, o que foi relacionado com risco menor de anemia nos primeiros dias de vida.

4. Maior atividade no nascimento

Por causa das alterações hormonais que acontecem com o corpo da mãe durante o parto, o bebê acaba se beneficiando também, fazendo com que ele seja mais responsivo e ativo ao nascer. Quando nascem de parto normal, ainda não tem o cordão umbilical cortado e são colocados em cima da barriga da mãe, os bebês conseguem se arrastar até o peito para mamar, não necessitando de ajuda.

5. Maior aceitação ao toque

O corpo do bebê é massageado no decorrer de sua passagem pelo canal vaginal. Isto faz com que ele desperte para o toque e não estranhe quando os médicos e enfermeiros o fizeram ao nascer. Além do mais, por estar sempre em contato com a mãe, os laços sentimentais podem ser construídos com maior facilidade, deixando-o também mais calmo.

6. Mais calma

No nascimento, o bebê pode ser colocado em cima da mãe, o que acalma ambos e aumenta seus laços sentimentais. Depois de ser limpo e trocado, o bebê pode ficar o tempo todo com a mãe, se os dois estiverem saudáveis, pois não necessita ficar em observação.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/18/futebol-saiba-alguns-beneficios-incriveis-que-este-esporte-pode-proporcionar-para-a-saude/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/10/16/gases-no-bebe-saiba-algumas-dicas-simples-para-alivia-los/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias