Saúde e Bem-estar

Se você ronca, talvez estas dicas podem te ajudar a parar; confira

Evitar dormir de costas, por exemplo, pode ser uma boa opção

Homem roncando

O ronco é algo que está presente na vida da grande maioria das pessoas. Ele acontece normalmente na hora de dormir e é caracterizado pelo ruído provocado pelo estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores.

De acordo com o site Tua Saúde, o ronco pode acontecer por diversas causas. Por exemplo, nariz entupido por alguma alergia ou sinusite, ou pelo relaxamento dos músculos da garganta por causa do uso de remédios para dormir ou o consumo de bebidas alcóolicas.

A procura por um médico especialista é muito recomendada para saber o motivo real do ronco e dar início ao tratamento adequado, já que as causas podem ser variadas. Entretanto, o portal listou algumas dicas simples que podem ajudar a parar de roncar e você pode conferi-las a seguir:

Recomendados

1. Elevar a cabeceira da cama

Elevar a cabeceira da cama em 10 centímetros, usando, por exemplo, um suporte de cama, blocos de cimento, madeira maciça ou livros velhos, pode ajudar a deixar o corpo mais inclinado e as vias respiratórias abertas, o que facilita a passagem do ar, diminuindo o ronco.

2. Travesseiro anti-ronco

Este travesseiro permite um relaxamento maior dos músculos do pescoço e também da garganta, deixando as vias respiratórias abertas e contribuindo com a passagem do ar pela traqueia, auxiliando a parar o ronco. Ele pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos ortopédicos.

3. Evitar dormir de costas

Dormir desta maneiras pode fazer com que a pessoa ronque ainda mais. Isto acontece, pois, deitar-se de costas pode fazer a língua se mover para o fundo da garganta, bloqueando o fluxo de ar para as vias respiratórias. Sendo assim, é importante dormir de lado, já que isto permite que o pescoço fique reto e o ar flua mais fácil pelas vias respiratórias.

4. Faixa anti-ronco

Também conhecida como queixeira, ela ajuda a manter a boca fechada, o que impede a mandíbula de ficar relaxada e evita que as vias aéreas sejam pressionadas, o que ocasiona o aumento do ronco. A faixa anti-ronco permite uma passagem melhor do ar pelas vias aéreas e evita o ronco.

5. Clip anti-ronco

O clip anti-ronco ou dilatador nasal, é um dispositivo colocado na parte externa do nariz, na ponte, uma cartilagem que separa as duas narinas. Ele ajuda no aumento do espaço entre a passagem do ar, facilitando e tornando a respiração melhor e ajudando a parar de roncar. Pode ser encontrado em farmácias, drogarias ou lojas especializadas.

6. Adesivo nasal

Conhecida também como faixa nasal, esta fita é aplicada na parte superior do nariz, facilitando a passagem do ar pelas narinas, ajudando com a respiração ou aliviando a congestão nasal que pode causar o ronco. Pode ser comprada em farmácias ou drogarias.

7. Sprays nasais

Sprays como Nasonex ou Sillenzz, hidratam e também lubrificam a boca e a garganta, o que reduz a vibração das vias aéreas e facilita o fluxo de ar. Além do mais, eles são muito úteis para o alívio da congestão nasal, que é causada por alergias, resfriados ou sinusite, por exemplo, que podem ocasionar ou aumentar o ronco. Os sprays são encontrados em farmácias ou drogarias.

8. Evitar tomar remédios para dormir

Remédios como Alprazolam e Diazepam, provocam um relaxamento maior da garganta e acabam provocando ou aumentando o ronco. Para dormir melhor e não tomar remédios, chás como camomila ou erva-cidreira podem ajudar. Eles acalmam e também permitem um sono tranquilo, porém não provocam grande relaxamento da garganta.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/13/prisao-de-ventre-pos-parto-5-dicas-de-como-combate-la/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/11/limao-conheca-10-beneficios-que-esta-fruta-citrica-pode-proporcionar-para-a-saude/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM