Saúde e Bem-estar

Limão: Conheça 10 benefícios que esta fruta cítrica pode proporcionar para a saúde

Consumir regularmente esta fruta pode melhorar o aspecto da pele, por exemplo

Limão

O limão é uma das frutas críticas mais versáteis que existem. Além de poder ser utilizado para temperar aves, carnes e peixes, pode ser também o ingrediente principal para o preparo de diversas receitas, como por exemplo, bolos, tortas, sucos, mousses, entre outras.

No entanto, o que muitas pessoas podem não saber, é que esta fruta pode proporcionar diversos benefícios para a saúde por possuir várias vitaminas como a C, e também minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.

Sendo assim, o portal Tua Saúde listou, com revisão clínica da nutricionista Tatiana Zanin, 10 vantagens que o limão pode proporcionar para a saúde. Confira a seguir:

Recomendados

1. Favorece para a perda de peso

Esta fruta pode auxiliar na perda de peso, pois contém poucas calorias e é rica em fibras, formando uma goma no estomago e diminuindo a vontade de comer. Além do mais, acredita-se que a vitamina C ajuda na desintoxicação do organismo e poderia acelerar o processo de oxidação das gorduras.

Ingerir água com limão, sem adicionar açúcar ou adoçante, ajuda na limpeza das papilas gustativas, reduzindo a vontade de comer doces. Também, ajuda a combater a retenção de líquidos, já que possui efeito diurético.

2. Previne a prisão de ventre

Isto acontece pois o limão é rico em fibras, o que facilita a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal, causando um efeito melhor quando consumido com água morna em jejum.

3. Exerce efeitos gastroprotetores

Um dos compostos ativos do limão, é o limoneno. Ele demonstrou ter efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori, além também de prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais.

4. Protege contra infecções

Por causa do limoneno, esta fruta possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que auxiliam no combate de doenças como candidíase, gripe, resfriados e também infecções ocasionadas por outras bactérias, como por exemplo, Staphylococcus aureusStreptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

5. Melhora o aspecto da pele

Consumir regularmente o limão, uma fruta rica em vitamina C, promove a regeneração dos tecidos e a formação de colágeno, uma estrutura que oferece firmeza e elasticidade à pele, apressando a cicatrização de machucados.

Além do mais, ele é rico em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.

6. Diminui a pressão arterial

O limão poderia auxiliar a regular a pressão arterial, porque é rico em flavonoides que realizam um efeito inibitório na vasoconstrição das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e assim, melhorando o fluxo do sangue. Além do mais, a vitamina C presente nele também tem sido relacionada com uma diminuição da pressão arterial.

7. Previne a anemia

Esta fruta cítrica ajuda na prevenção da anemia, pois possui vitamina C. Ela favorece a absorção de ferro a nível intestinal, especialmente o ferro proveniente de origem vegetal. Para tal objetivo, é essencial consumir os alimentos ricos neste mineral em conjunto com uma alimentação rica em vitamina C, inclusive o limão.

8. Previne as pedras nos rins

O ácido cítrico, presente nos limões, poderia auxiliar na prevenção da formação de pedra nos rins, já que a urina é menos ácida. Além do mais, desempenha propriedades diuréticas que também ajudam a prevenir a formação de cálculos.

9. Previne alguns tipos de câncer

O limão possui vários compostos bioativos. Um exemplo são os limonoides e flavonoides, que contêm propriedades antitumorais, anti-inflamatórios e antioxidantes, que impedem a formação de radicais livres, induzem a apoptose e inibem a proliferação celular.

10. Previne a acne

Por causa da propriedade antimicrobiana e anti-inflamatória desta fruta, é possível combater algumas bactérias que estão relacionadas com a formação de espinhas.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/08/dor-de-cabeca-saiba-cinco-formas-de-alivia-la-sem-utilizar-remedios/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/07/queda-capilar-conheca-4-tratamentos-para-o-seu-cabelo-parar-de-cair/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM