Saúde e Bem-estar

Dor de cabeça: Saiba cinco formas de aliviá-la sem utilizar remédios

Ter uma boa noite de sono pode ajudar no alívio

Mulher com dor de cabeça

A dor de cabeça é um problema que está presente na vida de muitas pessoas. Ela pode ter inúmeras causas, como por exemplo, estresse, ansiedade e muito cansaço.

Entretanto, no surgimento de outros sintomas mais graves ou se a dor persistir por longos dias, a procura por um médico especializado é imprescindível para o diagnóstico correto e o início do tratamento adequado.

No entanto, para os casos de dores de cabeça mais leves, existem algumas formas que podem ajudar no alívio, sem mesmo precisar utilizar medicamentos. Sendo assim, o portal Tua Saúde listou cinco dicas do que fazer nestes casos. Confira a seguir:

1. Colocar compressas mornas ou frias

De acordo com a causa da dor, utilizar compressas mornas ou frias pode ajudar no alívio. Ela deve ser colocada no local da cabeça que estiver doendo por cerca de 20 minutos. A compressa fria, é geralmente indicada nos casos de dor de cabeça típica da enxaqueca, por exemplo. A água gelada ajudará a contrair os vasos sanguíneos da cabeça e diminuir o volume de sangue no local, aliviando a dor.

Já a compressa com água morna, é aconselhada quando a dor é tensional, desencadeada por estresse. Além da compressa, nestes casos pode-se também tomar um banho quente para aliviar os vasos sanguíneos e relaxar o corpo, resultando em um alívio momentâneo para a dor de cabeça.

2. Beber café

O que pode ser útil para combater a dor de cabeça ou até mesmo os casos de ressaca, é beber uma xícara de café forte e sem açúcar. Entretanto, é importante saber qual a tolerância do indivíduo para a cafeína, pois, em alguns casos, o café pode aumentar a dor de cabeça, nos casos de pessoas que já tem enxaqueca ou não ter efeito nenhum.

É essencial também beber muito líquido no decorrer do dia. Isto porque a dor de cabeça pode ser um sinal de desidratação.

3. Massagem na cabeça

Esta é uma excelente forma para aliviar a dor de cabeça. Ela mobiliza a corrente sanguínea, reduzindo a dor e ajudando no relaxamento. A massagem pode ser feita com as pontas do dedo, massageando a testa, nuca e parte lateral da cabeça.

4. Uma boa noite de sono

Em alguns casos, sentir dor de cabeça é um indicativo de que o corpo necessita de descanso. Por isso, ter uma boa noite de sono pode auxiliar no alívio da dor. É importante respeitar o momento de ir dormir, não utilizando o celular ou assistindo televisão no momento do descanso, e criar um ambiente escuro e agradável, para estimular o sono e atingir sua última fase, que é a responsável pela maior sensação de descanso.

5. Beber chá

Caso a dor não vá embora com a dicas anteriores, pode-se beber uma xícara de chá de gengibre. Ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor de cabeça. Coloque apenas 2cm de raiz de gengibre em uma xícara de água, deixe ferver por aproximadamente 5 minutos, coe, deixe esfriar e beba.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/07/queda-capilar-conheca-4-tratamentos-para-o-seu-cabelo-parar-de-cair/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/06/peixe-conheca-alguns-beneficios-que-este-alimento-pode-proporcionar-para-a-saude/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM