Saúde e Bem-estar

Peixe: Conheça alguns benefícios que este alimento pode proporcionar para a saúde

Seu consumo pode prevenir o envelhecimento precoce da pele, por exemplo

Peixes

Comer peixe pode proporcionar diversos benefícios para a saúde. É um alimento muito saboroso e que também pode ser preparado de diversas maneiras, justamente por existir uma enorme variação.

O peixe pode ser consumido assado, frio, ensopado e dependendo de alguns, até mesmo cru, como são muito vistos nos famosos restaurantes japoneses espalhados ao redor do mundo. Sendo assim, o portal Tua Saúde listou sete benefícios que o consumo deste alimento delicioso pode proporcionar para a saúde e talvez você não conheça. Confira a seguir:

1. Fortalece o sistema imune

Este alimento é uma fonte de proteínas e gorduras boas, como o ômega 3, que aumentam a produção de células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imune. É também rico em vitamina C e vitamina E, que possuem propriedades anti-inflamatórias, protegendo o sistema imune de possíveis inflamações.

Recomendados

2. Previne o surgimento da osteoporose

O peixe é rico em vitamina D, o que permite aumentar a absorção de cálcio no intestino e previne o desgaste dos ossos. Além do mais, a vitamina D é importante para o organismo, pois ajuda a prevenir diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos, por exemplo. Esta vitamina é encontrada especialmente em peixes gordos, porque se localiza na gordura dos alimentos.

3. Fortalece os ossos e os dentes

Este alimento é rico em cálcio, o que deixa os ossos e os dentes mais fortes, prevenindo problemas como caries, por exemplo. Além do mais, os peixes gordos são ricos em ômega 3, o que auxilia na diminuição da perda óssea, deixando os ossos mais saudáveis.

4. Previne o envelhecimento precoce da pele

Por causa de suas propriedades antioxidantes, alguns peixes magros, como por exemplo, peixe-espada ou carapau, ajudam a retardar o envelhecimento precoce da pele e previne doenças como câncer de pele. Além do mais, por serem ricos em ômega 3, os peixes gordos também promovem renovação das células da pele, a mantendo saudável.

5. Reduz o risco de aterosclerose

Peixes gordos são alimentos que diminuem o risco de aterosclerose, pois são ricos em ômega 3 e antioxidantes. Isto é devido ao ômega 3 e os antioxidantes diminuírem o colesterol ruim e os triglicerídeos, que são responsáveis pela formação de placas de gordura dos vasos, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo o surgimento de coágulos que podem resultar em complicações sérias, como infarto, por exemplo.

6. Melhora a memória

Se alimentar de peixe, regularmente, melhora a memória. Isto porque é um alimento rico em ômega 3, antioxidantes e minerais, como cálcio e fósforo, que protegem as células do cérebro e certificam seu funcionamento correto.

7. Alivia os sintomas de artrite

Peixes gordos são fontes boas de ômega 3, o que auxilia no alívio dos sintomas da artrite. Isto acontece por ter forte propriedade anti-inflamatória. Aumentar os níveis de ômega 3 no organismo, reduz a inflamação nas articulações e também a dor.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/04/4-alternativas-naturais-para-acalmar-alergias/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/03/5-habitos-que-devem-ser-aplicados-em-sua-rotina-para-prevenir-o-cancer-de-mama/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM