Saúde e Bem-estar

Prisão de ventre pós-parto: 5 dicas de como combatê-la

É importante respeitar a vontade de ir ao banheiro

Mulher deitada com a mão na barriga

A prisão de ventre é uma condição em que alguém vai ao banheiro menos de três vezes ao longo da semana ou apresenta dificuldades para ir. Isto pode acontecer com diversas pessoas, inclusive com as mulheres que acabaram de dar à luz um bebê.

Segundo o site Tua Saúde, isto é comum para as mulheres nesta situação devido a fatores como: a lavagem intestinal durante o preparo para o parto ou a eliminação de fezes durante o próprio parto, o que esvazia o intestino e o deixa sem fezes por cerca de 2 a 4 dias.

De acordo com o portal, a anestesia aplicada para o alívio das dores durante o parto, podem também deixar o intestino preguiçoso. Além do mais, o próprio medo da mulher em romper os pontos da cirurgia ou do períneo, podem fazer com que isto aconteça. Por isso, o portal disponibilizou cinco dicas de como combater esta prisão de ventre pós-parto. Confira a seguir:

Recomendados

1. Comer mais fibras

As frutas com casca e bagaço, como por exemplo, ameixas, laranjas, tangerinas e mamão, e também legumes em geral e grãos integrais, como pão integral, arroz integral e aveia (especialmente o farelo), são alimentos ricos em fibras e fáceis de serem adicionados na dieta. Estas fibras auxiliam no aumento do volume das fezes, o que favorece a sua formação e passagem ao longo do intestino.

2. Ingerir bastante água

Além de comer muitas fibras, é importante também ingerir bastante água. Sem ela, as fibras irão resultar em mais prisão de ventre. A água faz com que as fibras formem um gel espesso e de fácil transporte, o que facilita a passagem das fezes e evita problemas como hemorroidas e ferimentos intestinais. O melhor é beber de 2 a 3 litros de água diariamente e, de acordo com o peso da mulher, até um pouco mais.

3. Consumir gorduras boas

Alimentos como chia, linhaça, abacate, coco, castanhas, azeite e manteiga, auxiliam na lubrificação do intestino e facilitam a passagem das fezes. Para utilizar estas gorduras boas, pode-se colocar 1 colher de sopa de azeite no almoço e no jantar ou 1 colher de chá das sementes nos lanches, vitaminas, sucos e iogurtes no decorrer do dia.

4. Tomar probióticos

Os probióticos são bactérias benéficas para o intestino e que permitem o seu funcionamento. Estas bactérias estão presentes, por exemplo, no iogurte natural, no kefir e no kombucha. Eles podem ser consumidor de 1 a 2 vezes por dia.

Além do mais, existem suplementos de probióticos em cápsulas e também em pó. Eles podem ser encontrados em farmácias e lojas de nutrição, como Simcaps, PB8 e Floratil. Deve-se tomar esses suplementos de acordo com a orientação de um médico ou nutricionista.

5. Respeitar a vontade de ir ao banheiro

É importante ir ao banheiro sempre que o intestino der sinais de que necessita evacuar. Desta forma, as fezes são eliminadas com mais facilidade, sem a necessidade de realizar esforços. Ao segurar as fezes, elas vão perdendo mais água no intestino e ficarão ressecadas, dificultando a evacuação.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/11/limao-conheca-10-beneficios-que-esta-fruta-citrica-pode-proporcionar-para-a-saude/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/10/unha-encravada-conheca-4-dicas-para-evitar-que-isso-aconteca/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM