Comportamento e Relacionamento

O tipo de filme e série que pode prejudicar a autoconfiança de mulheres solteiras, segundo estudo

Um estudo desenvolvido com mulheres solteiras mostrou que este tipo de filme e série tem o poder de abalar a autoconfiança delas

Você é solteira e costuma assistir muito filme e série do tipo romântico? Saiba que isso pode abalar sua autoconfiança. Ao menos é o que constatou um estudo realizado por Elisabeth Timmermans e Lennert Coenen, da Bélgica, e Jan Van den Bulck, dos EUA, que foi publicado na Psychology of Popular Media Culture.

Os pesquisadores recrutaram 821 jovens adultos (entre 18 e 25 anos) para preencher um questionário padronizado sobre o que eles estavam assistindo. Eles foram questionados sobre a frequência que assistiam quatro categorias de programas românticos.

A partir disso, eles decidiram avaliar como este tipo de programa impactava no medo de ficar solteiro. Eles fizeram a média das respostas e não encontraram nada significativo no grupo, que incluía mulheres e homens, e pessoas solteiras e casadas.

No entanto, ao separar os grupos, entre mulheres solteiras, mulheres casadas, homens solteiras e homens casados, os pesquisadores identificaram um média elevada em apenas um grupo: mulheres solteiras.

“Quanto mais conteúdo romântico as mulheres solteiras viam, mais temerosas elas diziam estar solteiras. Embora os pesquisadores não tenham analisado o conteúdo dos programas que os participantes assistiram, sua revisão de outros estudos revelou o que você esperaria. Na maioria das vezes, nos programas com conteúdo romântico, dominam temas previsíveis como “o amor conquista tudo” e casais vivendo “felizes para sempre”. Personagens solteiros, principalmente se forem mulheres, são frequentemente retratados como ansiosos, infelizes, incompletos e insatisfeitos”, explica a psicóloga Bella De Paulo.

+ Comportamento

Estes são os motivos pelos quais algumas pessoas amam viver solteiras, segundo especialista

Cansada de estar solteira? Isto é o que os terapeutas querem que você saiba

Os filmes que mulheres solteiras podem assistir para se sentirem representadas

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM