Saúde e Bem-estar

Enxaqueca: afinal de contas, o que causa a dor de cabeça?

Conheça os principais gatilhos da enxaqueca

Enxaqueca

Um episódio de enxaqueca é muito mais do que uma dor de cabeça ruim. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir náusea, vômito, sensibilidade à luz, sons e cheiros e até mesmo alterações na visão.

Quais são as causas da enxaqueca?

Apesar de todos os avanços da medicina, a enxaqueca continua sendo misteriosa. Embora a sua causa não esteja identificada exatamente, pesquisadores (link em inglês) listam alguns fatores que podem contribuir para o problema de saúde: genética, atividade elétrica no cérebro e níveis de serotonina no organismo.

· · ·

Recomendados

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Mantenha seu corpo hidratado com esta receita de suco de banana, morango e melancia

· · ·

Quais são os gatilhos para a dor de cabeça?

Os estudiosos também acreditam que certos fatores podem desencadear um episódio de enxaqueca. Muitas vezes, esses gatilhos envolvem alimentos, como:

  • adoçantes e conservantes, como aspartame e glutamato monossódico;
  • álcool, especialmente o vinho tinto;
  • café;
  • carnes curadas;
  • chocolate;
  • qualquer alimento que tenha um cheiro forte;
  • queijo e outros produtos lácteos.

Outros gatilhos comuns incluem: alterações e medicamentos hormonais; desidratação; estimulação sensorial (luzes fortes e ruídos altos, por exemplo); estresse; exercício físico intenso; mudanças climáticas, como ondas de calor; outros medicamentos, como vasodilatadores; saltar refeições; sono irregular; e tempo de tela em excesso.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM