Saúde e Bem-estar

Hipertensão: como é feito o diagnóstico da pressão alta?

O diagnóstico da hipertensão é relativamente simples; saiba mais sobre o processo

Hipertensão: pressão alta

Você sabia que não é preciso de muitos recursos para diagnosticar a hipertensão? Trata-se de um processo tão simples quanto realizar algumas leituras da pressão arterial — algo que já faz parte da rotina da maioria dos consultórios médicos. E, se você não medir a sua pressão arterial durante a sua próxima consulta, não fique com vergonha: peça uma leitura!

O diagnóstico da hipertensão

Se a sua pressão arterial estiver elevada, o médico pode solicitar mais leituras ao longo dos próximos dias ou semanas. “Um diagnóstico de hipertensão raramente é dado após apenas uma leitura”, garante (em inglês) o portal Healthline.

De acordo com a mesma fonte, o profissional da saúde precisa coletar evidências para verificar se o problema é persistente ou não. Isso porque há fatores externos que podem contribuir para o aumento da pressão arterial, como o estresse de estar em um consultório. “Além disso, os níveis de pressão arterial mudam ao longo do dia”, acrescenta o site.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Pressão alta: as causas e os fatores de risco que levam alguém a ter hipertensão

· · ·

Se a sua pressão arterial continuar alta ao longo do tempo, o médico deverá realizar outros testes para descartar outras condições que podem influenciar nos números. Os exames podem incluir ultrassom dos rins e/ou do coração; eletrocardiograma (teste da atividade elétrica do coração); e triagem do colesterol e outros exames de sangue. Também há o uso do monitor de pressão arterial em casa durante 24 horas em casa

A ideia é que esses testes ajudem o médico a identificar problemas secundários que levem à pressão alta. De qualquer maneira, durante esse período, o profissional da saúde pode escolher um tratamento precoce para lidar com a hipertensão e reduzir os seus riscos.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM