Saúde e Bem-estar

O protetor solar realmente previne rugas? Dermatologista dá a resposta definitiva

Saiba, de uma vez por todas, se o protetor solar previne rugas

Protetor solar

O protetor solar é o item número um quando o assunto é mitigar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas na pele. Mas, para além disso, muita gente se pergunta se o seu uso diário também previne rugas. Jeannette Graf (@askdrgraf), dermatologista e professora da Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, nos Estados Unidos, responde: “pesquisas demonstraram que o uso consistente de protetor solar tem efeitos antienvelhecimento”.

Ótima notícia, certo? De qualquer maneira, é importante se lembrar que o protetor não combate o surgimento das linhas de expressão. “O envelhecimento e as rugas são uma parte natural e inevitável da vida, mas usar protetor solar regularmente pode retardar esse processo”, aponta a profissional.

Como o protetor solar previne rugas?

O protetor solar cria uma camada que bloqueia e absorve a ação dos raios UV prejudiciais, sobretudo o UVA e o UVB. Com isso, ele previne queimaduras, câncer de pele e a quebra de colágeno — o que causa as rugas.

Recomendados

· · ·

Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por:3 formas de usar a canela para melhorar a saúde da sua pele

· · ·

Sem proteção, a pele tenta se proteger com um pigmento que desencadeia as manchas. Ou seja: apesar das boas intenções, é provável que você não curta o “pedido de socorro” da sua derme. Como se não bastasse, um estudo (em inglês) listou outras características da pele danificada, que incluem enrugamento; flacidez (também em inglês); perda de elasticidade; pigmentação irregular; e ressecamento.

Jeannette também observa que “a exposição crônica ao sol aumenta significativamente a taxa de rugas”. Ela cita uma investigação (em inglês) de 2019, que observou que cerca de 80% do envelhecimento facial é causado pela exposição ao sol. Então, antes de pegar um sol, é melhor se cuidar. “O protetor solar é a melhor ferramenta antienvelhecimento que existe”, defende a dermatologista.

· · ·

Aviso

Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM