Sexualidade

O que é um orgasmo cervical e como fazer para ter um?

Ponto G, abra caminho para o Ponto C

Entenda o que é orgasmo cervical e como alcançar um (Foto: Reprodução)

A libido feminina é muito mais complexa do que você imagina. Para onde quer que nos voltemos há um novo tipo de orgasmo para falar: anal, ponto G, mamilo e até orgasmos cervicais.

ANÚNCIO

Isso mesmo, até o colo do útero tem um lugar nesse jogo de prazer. Todas as mulheres têm a capacidade física de ter um orgasmo cervical, mas é preciso que você ache esse tipo de estímulo sexualmente excitante. Também é possível que você esteja tendo orgasmos cervicais e nem perceba.

Leia mais: Esse é o guia definitivo para ter um orgasmo melhor

Recomendados

O ponto C é o novo ponto G?

Vamos começar do início. Seu colo do útero está localizado dentro da vagina, na parte de trás. É um remendo esponjoso que separa o canal vaginal do útero. Ele está localizado de oito a 15 centímetros dentro da vagina (varia de mulher para mulher).

Como é a estimulação cervical?

O colo do útero libera uma espécie de corrimento durante o sexo e as preliminares, que ajudam a lubrificar a vagina. Durante o orgasmo, o colo do útero se contrai. Sherry A. Ross, médica obstetra e ginecologista, e autora de She-ology, conta a Marie Claire (em inglês), que o colo do útero em si não tem terminações nervosas. O que parece estimulação cervical é uma sensação de plenitude e muitas vezes um pouco de cólica cervical durante a relação sexual.

As cólicas podem não parecer particularmente incríveis, mas, como acontece de muitas formas “incomuns” de prazer, isso pode ser bom para algumas mulheres. Uma sensação de plenitude pode ser algo quente, e quando seu canal vaginal é totalmente penetrado, o pênis/vibrador atinge o colo do útero (porque é o mais longe que um objeto pode ir).

Como saber se tenho um orgasmo cervical?

Embora possamos estar nos referindo a esses tipos de orgasmos como “cervicais”, um verdadeiro orgasmo cervical não existe realmente. Um orgasmo cervical e um orgasmo vaginal são essencialmente a mesma coisa. Nós os chamamos de orgasmos cervicais porque são orgasmos profundos, abrangentes e arrepiantes. Como o colo do útero está lá em cima, o mais longe que você pode ir, o orgasmo cervical pode ser descrito como: corpo inteiro = totalmente preenchido.

Os orgasmos do ponto C são menos sobre o colo do útero em si e mais sobre a experiência orgástica como um todo. Orgasmos cervicais têm sido descritos como orgasmos de corpo inteiro e poderosos que vêm em ondas profundas. Kristie Overstreet, médica, sexóloga clínica e psicoterapeuta, diz que você definitivamente saberá se tiver um.

Obviamente, essas experiências variam de pessoa para pessoa. Então, não surte se o seu orgasmo vaginal não for a experiência transcendental que você viu nos filmes.

Leia mais: Identidades sexuais mudaram durante a pandemia de covid, revela estudo

Como alcançar um orgasmo cervical?

Como de costume, o sexo tem tudo a ver com o clitóris até certo ponto. O clitóris é sempre rainha. “A raiz profunda do clitóris é estimulada durante um orgasmo cervical”, explica Overstreet à revista. Mas há uma diferença entre orgasmos cervicais e orgasmos clitorianos, que ocorrem quando o clitóris externo é estimulado.

Um orgasmo cervical não é baseado no clitóris, por si só. O clitóris é muito maior do que você imagina. A saliência em forma de botão no exterior é apenas um quarto de toda a estrutura. O clitóris também possui asas e extensões de bulbo que estão localizadas internamente. Então, quando você tem um orgasmo cervical, essa porção interna é incendiada de uma “maneira gostosa”.

A médica obstetra e ginecologista, diz ainda que a maioria das mulheres precisa de estimulação do clitóris de uma forma ou de outra para atingir o orgasmo. “Existem mulheres que podem ter estimulação indireta do clitóris, seja com os dedos ou com o pênis por meio de mudanças de posição durante o sexo vaginal”, diz ela.

“Não tenha medo de também usar a estimulação do clitóris nas preliminares para construir um orgasmo cervical”, acrescenta Overstreet.

Além do clitóris e do colo do útero, outras zonas erógenas que podem levar uma mulher ao orgasmo incluem os seios e os mamilos. Existem maneiras de chegar ao ponto máximo sem o clitóris envolvido antecipadamente, mas ele precisa estar em ação na grande maioria dos casos.

Se você quiser experimentar brinquedos, experimente alguns estimulantes de ponto G diferentes para penetração profunda. Vibradores (e acessórios de ponto G) ajudam a estimular essa raiz profunda do clitóris de forma mais eficaz. Você também pode experimentar opções mais pesadas e não vibratórias, como dildos de vidro, para uma sensação diferente.

E se eu não gostar de estimulação profunda?

Algumas mulheres acham a estimulação cervical dolorosa ou desconfortável, enquanto outras adoram. Overstreet diz que os orgasmos cervicais são bastante incomuns e, para algumas mulheres, esse tipo de penetração pode ser realmente doloroso. “Algumas mulheres podem ter músculos vaginais muito tensos e apresentar dor com penetração do corpo, dedos ou brinquedos”, explica.

E nem todo mundo está tentando ter seu colo do útero tocado. Algumas mulheres preferem orgasmos clitóricos porque, em geral, são mais fáceis de alcançar e mais rápidos de adquirir. Dito isto, os orgasmos de clitóris oferecem um tipo alternativo de prazer. Nenhum tipo de orgasmo é superior a qualquer outro. É tudo sobre o que você quer.

Tire algum tempo para realmente ouvir seu corpo e tente coisas diferentes. Se você gosta de orgasmos cervicais, isso é ótimo. Se você não fizer isso, tudo bem também. Contanto que você esteja se abrindo para o limite total do prazer e mantendo-se em sintonia com o que a deixa excitada, você está fazendo certo.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias