Comportamento e Relacionamento

Monogamia está diretamente ligada à pobreza, afirma especialista em sexo

Manuel Lucas Matheu explica por que os humanos, por natureza, não são exclusivos

Samantha Gades/Unsplash

Em conversa com a BBC (em espanhol), o especialista em sexo Manuel Lucas Matheu disse que os humanos, por natureza, não são monogâmicos. Porém, a sociedade e a economia determinaram até mesmo como as pessoas experienciam sua sexualidade.

Pessoas mais ricas têm mais parceiros sexuais, enquanto quem vive em condições de pobreza tende a exercer a monogamia. “Somos monogâmicos porque somos pobres”, afirmou Matheu.

Ele também citou o Atlas Etnográfico de George P. Murdock (1967), que analisou mais de 800 sociedades e observou que 80% dos grupos não eram monogâmicos.

Recomendados

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

5 mentiras que os infiéis contam quando têm um caso

Manter uma amizade com o ex pode indicar que você é narcisista ou psicopata, segundo estudo

3 atitudes tóxicas que você não deve aceitar em seu relacionamento

⋅ ⋅ ⋅

“O que acontece é que a cultura ocidental contaminou muitas outras culturas e espalhou a monogamia por todo o mundo”, disse. E isso não é tudo.

Nessas outras sociedades, “o ciúme não existe, o conceito de fidelidade não existe e a moralidade sexual é muito mais relaxada”, acrescentou. “E tudo isso coincide com o fato de que se tratam de sociedades muito pacíficas, enquanto a sociedade ocidental é muito agressiva.” ◼

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM