Filmes e Séries

O que é real e o que é ficção em Spencer

O filme protagonizado por Kristen Stewart, conta os últimos momentos de Princesa Diana antes de seu divórcio com Charles

kristen Stewart é uma das favoritas ao Oscar de Melhor Atriz (Foto: Divulgação)

O filme Spencer, que conta a história de Princesa Diana em seus últimos momentos antes de se separar de seu então marido, Príncipe Charles, tem alçado o nome de Kristen Stewart como uma das favoritas ao Oscar de Melhor Atriz este ano.

ANÚNCIO

Dirigido pelo chileno Pablo Larraín, o filme se passa durante o Natal da família rela britânica no palácio de Sandringham, em 1991. Apesar do tom de história de assombração, a produção se baseia em eventos reais, mas às vezes, nos filmes, nem tudo o que vemos nas telas é o que de fato aconteceu. Confira abaixo o que é real e o que ficção em Spencer:

*Este texto pode conter spoilers*

Balança pré-jantar

O ritual de se pesar antes e depois das festividades de Natal, é uma tradição verídica na família real. O ato foi instituído nos anos 1900 pelo rei Eduardo VII e tinha como objetivo garantir que todos os convidados haviam se alimentado bem durante a estadia no castelo. Apesar de ser uma brincadeira e de a princesa conhecer bem o protocolo, é nítido que Diana fica desconfortável com a situação. Além do problema com a pesagem, Diana também fica desconfortável com outro protocolo verídico da realeza britânica: as inúmeras trocas de roupas. Cada ocasião, do jantar à missa, exigia dela uma vestimenta especifica, previamente selecionada — regra que ela quase nunca seguia.

Distúrbio alimentar

É sabido que Lady Di sofria de distúrbios alimentares. Diversos depoimentos, biografias e diários da princesa. O filme retrata a real bulimia de Diana, que segundo a biografia de 1992 Diana: Her True Story, de Andrew Morton, levou quase uma década para ser vencido e começou uma semana após seu noivado, quando Charles fez um comentário sobre ela estar gorda.

A casa de infância perto do castelo

Durante o trajeto para Sandringham, Diana acaba se perdendo e só encontra o caminho certo após avistar uma propriedade que lhe era familiar: Park House. Assim como no filme, a região, que fica próxima ao castelo, realmente foi a casa de infância da princesa de Gales, que nasceu e morou lá até os 14 anos. No entanto, depois que os Spencer saíram lá, a casa, na verdade, foi doada pela rainha, em 1983, para uma instituição de caridade que transformou o local em um hotel rural acessível à pessoas com deficiência.

Colar idêntico para Diana e Camilla Parker-Bowles

O caso extraconjugal de Charles com Camilla Parker-Bowles, sua atual esposa, é conhecidamente umas das principais razões para a separação dos príncipes de Gales. No filme, a princesa repara que seu presente de Natal, um colar de pérolas, também foi dado pelo marido à amante. Apesar de não existirem evidências de que este episódio específico tenha acontecido, Diana de fato passou por uma situação parecida na vida real, quando encontrou uma pulseira que Charles havia dado à Camila dias antes de seu casamento.

ANÚNCIO

Diana assombrada por Ana Bolena

No longa, além do constante desconforto de Diana em estar com a família real, a princesa passa a ser assombrada pelo fantasma de Ana Bolena, que na vida real era irmã de sua bisavó. O elemento, claramente fictício, foi usado pelo diretor para estabelecer um paralelo entre a história das duas. Bolena foi a segunda esposa de Henrique VIII, morta após acusações de traição feitas pelo monarca para que ele pudesse se casar com Jane Seymor.

Diana adorada pelos empregados do castelo

Diana realmente preferia conversar com os funcionários do castelo do que com a família real, assim como retratado em Spencer. Maggie (Sally Hawkins), camareira com quem troca confidências íntimas, não existiu de fato, mas foi inspirada em uma personalidade real: Fay Appleby, funcionária que passou seis anos viajando com a princesa pelo mundo. Outro personagem com quem Diana troca interações é o chef real Darren McGrady (Sean Harrys) que existiu e estava em Sandringham durante o Natal de 1991.

Diana impediu os filhos de participarem das caças de Natal

O momento em que Diana finalmente coloca um ponto final em seu sofrimento e decide ir embora do castelo acontece quando ela se põe no meio da tradicional caçada matinal de Natal para resgatar os filhos. Apesar de não haver provas de que isso aconteceu, a princesa sempre foi contra os pequenos William e Harry praticarem o esporte. No longa, em conversa com Charles, ela deixa isso explícito — apesar do marido não concordar e mesmo assim fazer os filhos participarem da caçada.

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

The Crown: Última aparição de Diana é revelada em imagens

Spencer: veja quem já interpretou a princesa nas telas

“Interpretar Diana era brilhante demais para deixar passar”, diz Kristen Stewart

Mesmo com um filme sobre sua mãe, Príncipe Harry pode não comparecer ao Oscar

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias