Beleza

Guarda-roupa: Conheça 10 dicas simples para deixá-lo sempre cheiroso

Fazer uma misturinha rápida de amaciante e aplicar no móvel pode ajudar

Guarda-roupa

Deixar os móveis da casa livres de odores parece ser uma tarefa impossível. Isto pode acontecer por diversas razões diferentes como o fato de estarem fechados a maior parte do tempo ou também a presença de mofo no local onde foram colocados.

Especialmente o guarda-roupa, parece nunca estar cheiroso e as peça lá guardadas, quando são retiradas para uso, podem apresentar um odor desagradável. No entanto, existem algumas dicas simples que podem ajudar a deixar este móvel perfumado e limpinho. Confira 10 delas a seguir, extraídas do Portal de Inverno:

1. Fazer uma mistura com amaciante

Para fazer uma solução de amaciante para o guarda-roupa é muito simples. Basta misturar em um recipiente de spray, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, a mesma quantidade de amaciante e meio litro de água morna. Por estar nesta temperatura, a água diluirá melhor os ingredientes. Esta solução pode ser aplicada em outros móveis também, assim como nas roupas e em ambientes.

Recomendados

2. Óleos essenciais

Para deixar o guarda-roupa com cheiro do seu óleo essencial favorito e repelir também as traças, é só molhar algumas folhas de papel limpas ou bolas de algodão com ele e posicionar nos cantos do móvel. Renove o papel ou o algodão pelo menos uma vez por mês. Já para deixar as roupas com um aroma delicioso, basta colocar algumas gotas na máquina, quando ela realizar o último ciclo de enxágue.

3. Lenços perfumados para secadora

Os lenços podem ser colocados na secadora para amaciar e perfumar as roupas ou colocados direto no guarda-roupa, em algumas prateleiras e bolsos. Para as roupas de frio, quando forem guardadas, adicione um lenço perfumado dentro de um envelope e coloque entre elas. Assim, evitará o cheiro de envelhecidas quando forem ser usadas novamente.

4. Sabonetes

Utilizar um sabonete de aroma intenso pode ajudar a deixar o guarda-roupa mais cheiroso. Basta embrulhá-lo em tecido limpo e fino, e colocá-lo no móvel. Entretanto, este tecido não pode ser muito grosso, caso contrário, poderá não ultrapassar o perfume.

5. Bicarbonato de sódio

Um produto muito versátil, o bicarbonato de sódio pode servir para retirar manchas e também absorver odores das roupas. Basta duas colheres de sopa em um recipiente sem tampa e algumas gotas de um óleo essencial de sua preferência. Por fim, é só colocar a mistura no móvel que o bicarbonato absorverá a umidade e livrará as roupas do cheiro de mofo.

6. Mistura de ervas

Esta mistura utiliza o produto em sua forma natural, podendo ser comprada pronta em perfumarias ou feita em casa, com ervas de sua preferência. Basta realizar uma mistura de produtos perfumados e colocar em sacos no guarda-roupa. É importante não ficar em contato direto com as roupas e também ser trocado mensalmente.

7. Vinagre

O vinagre é um produto natural muito poderoso para eliminar odores das roupas, basta uma colher de sopa do branco no amaciante. Uma outra opção é colocar vinagre até a metade de um borrifador e completar com água. É importante fazer um teste antes de usá-la na roupa para ver se não irá modificar a cor ou textura. Pode-se aplicar a mistura no guarda-roupa também depois de limpo, para eliminar o mofo e proteger da proliferação de novos fungos.

8. Retalhos de tecidos ou algodões perfumados

Semelhante com a terceira dica, esta é mais simples e barata. Basta um pote de vidro, pedaços de tecido ou algodão e algum perfume. Em seguida, é só mergulhá-los na fragrância, colocar no recipiente separado, selar com um tecido fino e respirável e colocá-lo em um lugar estratégico no guarda-roupa.

9. Carvão ativado

O carvão ativado pode absorver odores e purificar o ar. Basta pendurar um bloco de carvão embrulhado em alguma bolsa ou tecido respirável e deixar no guarda-roupa, para afastar o mofo e o cheiro ruim. Podendo ser adquirido em lojas de produtos para jardinagem, ele pode também ser reutilizado por até dois anos. É só colocá-lo no sol por algumas horas para liberação dos odores absorvidos.

10. Purificador de ar

Os purificadores de ar podem ser comprados e borrifados no armário, mas também feitos em casa com itens básicos misturados, como por exemplo, 10 a 12 gotas de óleo essencial, meia xícara de vinagre branco e a mesma quantidade de água.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/beleza/2022/10/04/6-tipos-de-flores-para-decorar-a-casa-e-deixa-la-mais-perfumada/

https://www.novamulher.com/beleza/2022/09/30/conheca-5-formas-simples-de-deixar-seu-carro-sempre-perfumado/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM