Receitas

Isso é o que você deve fazer para o seu pão em casa durar mais

Veja dicas para pães industrializados e caseiros

Se você não abre mão de comer um pãozinho no café da manhã ou da tarde, mas não tem a oportunidade de ir à uma padaria todos os dias, saiba que existem algumas maneiras de manter o seu alimento pronto para consumo por mais tempo.

Os pães, sejam eles industrializados ou artesanais, possuem um período de validade não muito longo, por isso é importante saber a maneira correta e mais eficiente de armazenamento de cada um deles.

Veja as dicas abaixo:

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Aprenda a maneira correta de conversar carnes para que elas durem mais

· · ·

Industrializados

Os pães industrializados já possuem conservantes, mas, mesmo assim, é importante sempre deixá-los fechados dentro do saco plástico em que foram comprados para evitar que estejam em constante contato com o oxigênio, o que diminui a validade.

Já para conservar os pães industrializados por mais tempo, basta deixá-los em um saco ziplock dentro do freezer. O pão congelado pode durar de 1 a 2 meses, dependendo do clima do congelador e das condições de armazenamento. Quanto mais baixa a temperatura e a maior a proteção do alimento em relação ao ar frio, maior será as chances dele manter suas características íntegras

Uma ótima dica é congelar o alimento de forma individual e na hora do consumo, colocá-lo direto na torradeira, por exemplo.

No entanto, se você for consumir ele no seu dia-a-dia, evite a geladeira. A umidade cria pequenas partículas de água na parte interna da embalagem, que contribuem para a formação de bolor

Caseiros

Já os pães caseiros têm um tempo de validade muito menor e pode desenvolver bolores rapidamente. Para evitar esse problema, a adição de uma colher de vinagre na massa pode reduzir o pH do produto, e assim, minimizar o aparecimento de bolores precocemente.

Outra dica importante é não embalar o pão ainda quente, isso porque, nessa situação, ele libera água na forma de vapor, que se condensa na embalagem plástica e volta para o alimento, o que favorece o aparecimento de mofo.

Depois de resfriado, pode guardar dentro de um plástico bem fechado. Vale lembrar que pães elaborados com farinhas integrais, além de mais saudáveis, duram mais tempo, já que as fibras presentes nessas farinhas absorvem a água adicionada na receita, de forma que o líquido não fique tão disponível para o crescimento dos bolores

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM