Notícias

Ela desenvolveu uma rara síndrome que a impede de chorar

“Não produzi lágrimas nem saliva, não consegui chorar”: a mulher que vive com a rara síndrome

rara síndrome

Uma das formas que encontramos para expressar nosso sentimento é chorar, mas para Rafaela Santana Oliveira Silva isso começou a se tornar impossível após a gravidez do seu segundo filho. Em 2008, a enfermeira começou a perceber que seus cabelos caiam, que estava mais cansada e que seus olhos e boca ficavam muito secos.

Contudo, ela tinha que cuidar do filho e acabou negligenciando procurar entender o que estava passando com o seu corpo. Só que quatro anos depois, os sintomas ficaram ainda mais fortes e ela decidiu procurar um diagnóstico.

Segundo contou a BBC, Rafaela passou oito anos em busca de um diagnóstico e nada. “Com o passar do tempo, meus sintomas só pioraram. Eu não produzia mais lágrimas nem saliva, então não conseguia chorar e para comer tinha que beber líquidos ao mesmo tempo. Comecei a ter dores muito fortes nas articulações e um cansaço constante que me impedia de fazer qualquer coisa, até mesmo atividades simples do dia a dia”, detalha.

Recomendados

Na época, a situação pirou e ela começou a ver sua mobilidade ficar reduzida e sentia muitas dores. “Senti dores pelo corpo todo e eles falaram que não era possível. Achei que estava enlouquecendo, que a dor não era real, mas psicológica”, lembra.

Foi só em 2019, durante uma consulta com um clínico geral, que foi levantada a hipótese da síndrome de Sjögren, uma doença rara que causa ressecamento da pele, olhos e boca, além de afetar outros sistemas do corpo.

“Eles me encaminharam para o reumatologista, que me pediu uma série de exames. Seis meses depois veio o diagnóstico: eu tinha síndrome de Sjögren. Nunca tinha ouvido falar e não fazia ideia do que era”, conta.

Ela divulgou seu segredo para se sentir segura caminhando sozinha à noite e viralizou

Foi assédio, mas como Dania, muitas mulheres não conseguem identificar

Berlim declara que mulheres, assim como os homens, podem nadar de topless em piscinas

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM