Comportamento e Relacionamento

Foi assédio, mas como Dania, muitas mulheres não conseguem identificar

Identificar um assédio dar a volta nas atitudes dos homens que são normalizadas

Assédio
Metrópoles / Arte

Dania Mendez, participante da “La Casa de Los Famosos”, no México, foi convidada para fazer um intercâmbio e entrou essa semana na casa do BBB. O que deveria ser uma experiência única, se tornou algo bem diferente.

ANÚNCIO

Em sua primeira festa na casa, Dania foi assediada por MC Guimê, que passou a mão em sua bunda, e por Sapato, que tentou a beijar sem autorização.

Os vídeos rapidamente viralizaram na rede e diversos internautas pediram a expulsão dos dois. O programa entendeu que o assunto era sério e decidiu expulsar Guime e Sapato da casa.

Recomendados

Dania chegou a ir ao confessionário para conversar com sua produtora, que a questionou se ela se sentia desconfortável com as atitudes dos dois. A mexicana negou e isso fez muitas pessoas questionarem se ela realmente foi assediada.

O que precisamos entender é que a partir do momento que que há uma atitude de toque e não há um consentimento explícito, isso se configura como assédio.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública ao Instituto Datafolha, 26,5 milhões de brasileiras relatam que ouviram cantadas e comentários desrespeitosos nas ruas e no trabalho ou até mesmo foram agarradas ou beijadas à força em 2021.

Algumas mulheres podem não perceber dessa forma, pois, desde pequenas, somos acostumadas a normalizar as atitudes desrespeitosas por parte dos homens. “Faz parte dos homens”. “Eles são assim mesmo”. “É da natureza deles”, “Era só uma brincadeira”, são algumas frases que ouvimos desde pequenas.

Além disso, a vergonha de ter sido vítima de um assédio pode levar a mulher a não expor o caso. No entanto, a Lei nº 10.224/2001 é categórica e explica que o assédio ocorre quando somos constrangidos com o “intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”. A pena é de um a dois anos.

Berlim declara que mulheres, assim como os homens, podem nadar de topless em piscinas

Eita! Ratinho entra com ação judicial contra a ex-BBB Ariadna Arantes

MC Carol manda recado para MC Pipokinha: “Pegou bagulho mastigado”

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias