Notícias

Veja 5 mudanças na lei trabalhistas que beneficiaram as mães no mercado de trabalho

Ao longo dos últimos 80 anos, as mulheres e mães foram conquistando seus lugares no mercado de trabalho

Você conhece as leis trabalhistas que são benefícios para as mães e gestantes? (Foto: Reprodução)

Ano que vem, em 2023, a lei que instituiu a CLT no nosso país irá completar 80 anos, um conjunto de leis e regras que tinham como objetivo melhorar a vida dos trabalhadores e garantir seus direitos. Mas para as mulheres e, em especial, as mães, o caminho foi um pouco diferente.

ANÚNCIO

Elas tiveram que travar uma longa batalha para ter os seus direitos reconhecidos no mercado. Mudanças da lei como o licença-maternidade, dispositivos contra a discriminação e auxílio creche, são alguns exemplos do que as mulheres conquistaram nesses últimos anos.

Abaixo, listamos 5 mudanças nas leis trabalhistas que ajudam e beneficiam as mães. Ah! Importante lembrar também, que esses são direitos das trabalhadoras e, portanto, podem e devem ser exigidos por elas.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Como falar sobre sexualidade com seus filhos, de acordo com especialistas

· · ·

1. Contra a discriminação

O Artigo 373º da CLT afirma que nenhuma pessoa pode sofrer preconceito por ser - ou querer ser - mãe. Isso inclui aquelas perguntas indesejadas no momento da entrevista, onde o recrutador acaba perguntando sobre seu desejo de ser mãe. Isso é contra a lei.

ANÚNCIO

2. Licença-maternidade

Uma das leis mais conhecidas, a licença-maternidade garante 120 dias de afastamento, sem perda no salário, após o nascimento ou adoção. Quando a lei surgiu, eram só 84. Qualquer mulher contratada pelo regime CLT ou que seja contribuinte da Previdência Social, tem esse direito. A lei vale ainda para bebês natimortos após a 20ª semana de gestação.

3. Amamentação

A OMS diz que os bebês devem ser alimentados só com leite materno até os 6 meses de idade. O Artigo 396º da CLT prevê que mães tenham 2 intervalos por dia para a alimentação dos filhos.

4. Exames e consultas

Gestantes têm direito a se ausentar do trabalho para realizar exames médicos referentes à gravidez. Para isso, basta apresentar o comprovante de comparecimento da consulta.

5. Auxílio creche

A CLT diz que empresas com mais de 30 mulheres devem ter espaços para os filhos de até 6 meses de suas funcionárias. Caso contrário, o oferecimento do auxílio creche é obrigatório.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias