Notícias

Varíola de macaco: autoridades alertam para sintomas na área genital

Especialistas apontam para sintoma da doença que tem se iniciado na região íntima

Varíola de macaco tem se manifestado mais em áreas genitais em pessoas contaminadas Doctor in rubber gloves applying cream to red rash of child closeup. Treating insect bites in children concept (Ivan-balvan/Getty Images/iStockphoto)

Casos de contaminação pelo vírus monkeypox, ou varíola de macaco, como vem sendo chamado, se espalham pelo mundo e tem preocupado autoridades de saúde internacionais. Em todo o mundo, cerca de 300 casos já foram confirmados.

ANÚNCIO

Em meio ao surto da doença, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, está pedindo às pessoas que fiquem atentas a erupções cutâneas, principalmente na “área genital ou perianal”. E mesmo que não acreditem que “há um grande risco” de contrair a doença, consulte um médico.

· · ·

Recomendados

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Casos de varíola de macaco preocupa autoridades mundiais; veja como se proteger

· · ·

A orientação se baseia nos casos atuais, em que vários pacientes desenvolveram erupções cutâneas na região genital que foram confundidas com doenças sexualmente transmissíveis.

“Temos [agora] uma proporção maior de casos em que as erupções cutâneas podem começar mais localmente e permanecer por mais tempo nesses locais, possivelmente por causa da natureza do contato. Estamos vendo mais casos em que as erupções cutâneas começam na região genital – o que não é novo, sempre houve – e com mais frequência tendem a permanecer nela”, disse a secretária de varíola do Programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Rosamund Lewis.

De acordo com especialistas em saúde, a localização das bolhas nessa região é uma aparente mudança no padrão do principal sintoma da doença. Em casos anteriores ao surto, as bolhas apareciam mais espalhadas pelo corpo, porém, agora parecem ficar mais concentradas em uma única região.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias