Notícias

Mortalidade materna cresce no Brasil e volta à índices dos anos 1990

País registou aumento de 77% de casos em dois anos

Taxa de mortalidade materna cresce no Brasil (Foto: Reprodução)

O Brasil registou uma alta de 77% nos casos de mortalidade materna nos últimos dois anos, em comparação à 2019. As informações são do colunista Carlos Madeiro, do UOL, que analisou dados disponíveis no site do Ministério da Saúde, em parceria com o médico obstetra Marcos Nakamura.

ANÚNCIO

De acordo com informações divulgadas pela coluna, a taxa de mortalidade materna de 2021, supera a casa dos 100 para cada 100 mil nascidos vivos. Isso deixa o país com um índice similar ao registrado nos anos 1990. Para verificar a taxa, divide-se o número de óbitos de grávidas e puérperas pela quantidade nascidos vivos.

No ano passado, morreram 2.796 mulheres grávidas ou puérperas, segundo dados preliminares informados pelo Painel de Monitoramento de Mortalidade Materna, do Ministério da Saúde. Foi o maior número registrado desde 1996, quando começa a série de dados disponíveis.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Essas são as comidas que você deve evitar se estiver grávida

· · ·

Mortes maternas por ano no Brasil (Fonte: Ministério da Saúde/UOL)

Procurado pela coluna, o Ministério da Saúde informou que desde o início da pandemia, o governo federal repassou mais de R$ 1 bilhão a estados e municípios para apoiar ações de assistência materna e que instituiu a nova Rami (Rede de Atenção Materna e Infantil), com investimento anual de R$ 1,6 bilhão.

Mortalidade materna é o termo usado quando uma mulher morre durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da mesma (seja com parto ou aborto) “devido a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela”.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias