Saúde e Bem-estar

Essas são as comidas que você deve evitar se estiver grávida

Alguns alimentos podem aumentar o risco de contrair alguma bactéria ou fazer mal à saúde da mãe e do bebê

Saber o que comer durante a gravidez pode ser um bastante desafiador. É uma pena que existam tantas regras alimentares para o período de gestação. Mas se alguma vez houve um momento para comer com conforto, certamente os nove meses de crescimento de uma pessoa pequena são a desculpa perfeita.

Em uma matéria publicada pelo site australiano de maternidade, Kidspot (em inglês), a parteira e enfermeira de saúde infantil Jane Barry deu algumas dicas sobre como se alimentar de maneira segura e saudável na gravidez.

Embora a maioria dos alimentos, se consumidos com moderação, sejam bons para a saúde, existem alguns que são simplesmente muito arriscados para comer - não tanto para você como uma adulta, mas para o bebê ainda em desenvolvimento.

Recomendados

Veja abaixo algumas dicas:

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Mãe dá à luz com 25 semanas devido a buraco na bolsa amniótica

· · ·

Estou com fome, de novo...

Embora seja importante evitar alguns alimentos durante a gravidez, é igualmente importante ter uma dieta saudável e nutritiva. Você não precisará ‘comer por dois’ e aumentar a quantidade do que come, mas o que vale é pensar na nutrição dos alimentos que está comendo. Quais alimentos ajudarão seu bebê a crescer e ser o mais saudável possível?

Deleites ocasionais durante a gravidez são bons. Dietas muito restritivas aumentam o risco de comer alimentos não saudáveis que muitas vezes são ricos em calorias, mas pobres em nutricientes.

Por que não posso comer o que quero?

Durante a gravidez, as alterações hormonais afetam o sistema imunológico da mãe. Isso significa que seu corpo não é tão eficiente em resistir à uma infecção, tornando-a mais vulnerável a ficar doente.

Há uma variedade de alimentos que podem conter bactérias ou microorganismos que podem afetar a saúde do feto. E, embora o processo de digestão da mãe seja um protetor, doenças transmitidas por alimentos ainda podem ocorrer.

Nos últimos anos, aprendemos muito mais sobre alimentos de risco durante a gravidez e hoje conhecemos muitos alimentos que não devem ser ingeridos. A maioria das mulheres concorda que evitar determinados alimentos e bebidas durante a gravidez é um pequeno preço a se pagar pelos benefícios gerais.

Alimentos e bebidas para evitar durante a gravidez

Peixes com altos níveis de mercúrio

Geralmente, quanto mais alto um peixe está na cadeia alimentar, mais mercúrio ele contém. Portanto, evite comer peixes grandes como o cação, raia e atum.

A recomendação dos profissionais de saúde é comer 2-3 porções por semana de qualquer outro peixe ou frutos do mar.

Álcool

O conselho geral baseado em evidências atualmente afirma que não beber álcool durante a gravidez é a opção mais segura. Não há um nível de álcool que seja considerado seguro. Mesmo a menor quantidade pode prejudicar um feto.

Cafeína

Pesquisas recentes mostraram que durante a gravidez, a cafeína aumenta o risco de uma série de complicações, incluindo aborto espontâneo, natimorto, baixo peso ao nascer e/ou ter um bebê pequeno para a idade gestacional.

A cafeína está presente no café e em chás, bem como em bebidas energéticas, refrigerantes, chocolate e alguns medicamentos.

Produtos derivados de fígado

O fígado contém altos níveis de vitamina A que podem prejudicar um bebê em desenvolvimento. Se estiver a tomar suplementos de vitamina A, fale com seu médico.

Doenças transmitidas por alimentos

A Salmonella é uma infecção que pode ser contraída pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria que leva o mesmo nome. Também pode ser contraída através da má lavagem das mãos e manuseio de animais de estimação. As mulheres grávidas são aconselhadas a não comer alimentos que contenham ovo cru. Qualquer carne, frango e ovos precisam ser muito bem cozidos antes de comê-los.

Alguns vegetais também podem estar contaminados com salmonela, incluindo todos os tipos de brotos, feijão e alfafa.

A listeria é outro tipo de bactéria que pode levar a uma infecção chamada listeriose. Se uma mãe grávida contrair esta doença, pode levar a um aborto espontâneo, parto prematuro ou natimorto.

Os alimentos que são mais propensos a transportar a bactéria Listeria são queijos macios, sushi que contém ingredientes não cozidos, por exemplo, peixes ou frutos do mar, patê e até sorvete. Carnes defumadas, como presunto, salame, presunto de parma, chouriço e calabresa, são todas arriscadas.

O melhor conselho é comer alimentos preparados na hora quando puder. E evitar alimentos refrigerados, já preparados e armazenados por muito tempo.

A toxoplasmose é uma infecção que pode ter um impacto significativo no desenvolvimento de um bebê. É causada por um parasita que pode ser encontrado em cocô de gato e carne crua.

É importante comer carne bem cozida e lavar sempre muito bem as frutas e legumes. Não esvazie a areia do gato, ou limpe jardim sem luvas. Seja cuidadosa ao lavar as mãos após jardinagem e tocar no solo.

Dez dicas para manter a segurança dos alimentos durante a gravidez:

  1. Lave sempre as mãos antes de comer e preparar alimentos;
  2. Coma alimentos frescos sempre que possível;
  3. Use tábuas de cortar separadas para carne e legumes;
  4. Não coma alimentos que foram deixados fora da geladeira por mais de duas horas;
  5. Lave muito bem frutas e vegetais antes de comê-los;
  6. Coma as sobras dentro de 24 horas que foram armazenadas, cobertas em uma geladeira abaixo de 5 graus;
  7. Evite comer ou beber leite não pasteurizado, queijo e suco. A contaminação bacteriana pode ocorrer facilmente durante a coleta e armazenamento desses alimentos. A pasteurização ajuda a minimizar o risco de infecção;
  8. Lave todos os vegetais da salada antes de comê-los, mesmo aqueles em sacos que afirmam que já foram lavados;
  9. Sempre siga as datas de validade indicadas nas embalagens;
  10. Certifique-se de que todos os alimentos estejam bem cozidos e evite comer alimentos crus ou mal cozidos.

Lembre-se, em caso de dúvida sobre algum alimento, o melhor a se fazer é não comê-lo. Verifique com seu médico sobre o que é melhor para você incluir ou não em sua dieta.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM