Notícias

Entenda o que é gaslighting e saiba reconhecer o sinais dessa forma de manipulação

Termo costuma ser usado para situações de violência psicológica

A busca pelo significado do termo gaslighting teve um aumento significativo nos últimos dias, por conta de um apontamento feito pela, agora, ex-BBB Laís Caldas, contra o seu colega de confinamento, Arthur Aguiar.

Segundo o que colocou a ex-participante durante a dinâmica do Jogo da Discórdia, nesta última segunda-feira, o ator dizia que “ela não sabia o que estava dizendo” ou que ela “inventava coisas e situações na cabeça dela”. As constantes interrupções feitas por Arthur, também foram apontadas por Laís, que se mostrou incomodada com as atitudes.

Confira o momento no vídeo abaixo:

Recomendados

O termo gaslighting, designa justamente esse tipo de comportamento quando um homem - normalmente parceiro da vítima, desvalida e/ou diminui as falas e opiniões de uma mulher. A atitude pode aparecer em diversos contextos no dia-a-dia dentro de um relacionamento, mas costuma ser mais utilizada em discussões e brigas do casal.

Falas como “você está louca”, “você está vendo coisa onde não tem”, “não foi isso o que eu disse, você entendeu errado” ou até mesmo fazer a mulher duvidar de sua capacidade mental, sanidade ou memória, e distorcer as palavras da mulher são exemplos comuns do gaslighting.

Leia mais: Justiça absolve mulher que se defendeu de estupro e matou o agressor

O termo começou a ser usados nos últimos anos para definir esse tipo de abuso psicológico e a palavra foi escolhida por conta do filme ‘À Meia-luz’, ou Gaslight (1944), que contava a história de um homem que fez de tudo para convencer a esposa que ela estava perdendo a razão. A intenção era ficar com sua fortuna. Para isso, realizava manipulações frequentes até que ela questionasse a sua sanidade mental.

Este tipo de violência pode ser difícil de ser identificada, justamente porquê ocorre de maneira sutil e por um longo período de tempo. Mas se você sentir que pode estar sofrendo gaslighting de seu parceiro, não hesite em procurar por ajuda profissional e até judicial.

Em julho do ano passado, a Lei nº 14.188, incluiu no Código Penal o crime de violência psicológica contra mulher. Trata-se do artigo 147–B do Código Penal. Tal modalidade de violência já era prevista na Lei Maria da Penha (LMP), mas ainda não havia sido detalhadamente tipificada.

A pena para este tipo de violência é reclusão, de seis meses a dois anos, e multa, se a conduta não constitui crime mais grave. Caso haja lesão corporal, por exemplo, a pena pode chegar a quatro anos.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM