Notícias

Distrito Federal registra 1,3 mil denúncias de violência contra a mulher em um ano

Ferramenta de denúncia on-line no DF encaminhou ainda 922 pedidos de medidas protetivas ao Judiciário

Maria da Penha On-line foi o terceiro meio mais usado para denuncias no DF (Foto: Reprodução)

O Distrito Federal, por meio da ferramenta Maria da Penha On-line, usada para denúncia de violência doméstica de maneira virtual, completou um ano de lançamento no final de janeiro e, este período, foram registradas 1.330 ocorrências, o que corresponde a uma média de 90 boletins emitidos por mês em 2021. O número de medidas protetivas solicitadas, também no primeiro ano de funcionamento da plataforma, chegou a cerca de 70% das ocorrências registradas, um total de 922 pedidos que foram encaminhados ao Poder Judiciário do DF.

ANÚNCIO

A nova modalidade de denúncia, oferecida pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Distrito (PCDF), integra ações e políticas de proteção à mulher do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). A ferramenta possibilita a solicitação virtual de medidas protetivas e preenchimento do questionário de avaliação de risco. O documento é essencial para a adoção de medidas pelo Judiciário e investigação, representação contra o autor da violência, solicitação de acolhimento da vítima em Casa Abrigo, bem como para agilizar a autorização para intimação durante o processo via telefone, e-mail, WhatsApp ou outro meio tecnológico sério e idôneo.

A Maria da Penha On-Line, foi lançado para facilitar o acesso das vítimas de violência doméstica aos serviços de segurança pública durante a pandemia. A ferramenta possibilita o envio de provas pelas vítimas, como fotos, vídeos e e-mails. Com o total de 1.330 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, a Delegacia Eletrônica é a terceira no ranking total dos registros feitos pela Polícia Civil do Distrito Federal.

Recomendados

*Com informações do jornal Correio Braziliense

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

Pesquisas revelam aumento da violência contra a mulher no último

Esta é a lição que Maid oferece sobre violência psicológica

Assédio é a principal violência contra meninas e mulheres no ambiente virtual

Veja como Maid explica como ocorre a violência patrimonial

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias