De acordo com comunicado à imprensa (em inglês) da empresa de biotecnologia Excision BioTherapeutics, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos aprovou o teste em humanos de uma “cura funcional” para o HIV.
ANÚNCIO
Ela é conhecida como EBT-101 e está sendo desenvolvida em parceria com pesquisadores da Universidade Temple, nos EUA. A EBT-101 corta várias partes do genoma do vírus em uma tentativa de torná-lo incapaz de sofrer mutação dentro do corpo.
⋅ ⋅ ⋅
Leia também
⋅ ⋅ ⋅
Segundo a empresa, a tecnologia poderia “curar funcionalmente” os humanos que vivem com o HIV, já que pesquisas mostraram a sua eficácia na remoção do DNA proviral do HIV — uma forma latente do vírus que se replica com as células humanas.
O CEO da Excision, Daniel Dornbusch, explicou o termo “cura funcional”. Para ele, significa que pequenas quantidades de HIV podem permanecer no organismo, mas não a um nível que acusasse um teste positivo.
⋅ ⋅ ⋅
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.