Não há nada melhor do que ter plantas como parte da decoração de casa, não é mesmo? Elas são capazes de dar um toque de natureza e tranquilidade aos ambientes, além de proporcionar benefícios incríveis, como, por exemplo, renovar o oxigênio, melhorar a qualidade do ar, entre outros.
ANÚNCIO
Contudo, é preciso destacar que as plantas precisam de atenção frequente para que cresçam bonitas e saudáveis. Isso significa se atentar a problemas, como, por exemplo, o surgimento de mofo branco.
De acordo com o portal Mejor Con Salud (em espanhol), essa penugem é um fungo ou bolor que surge por causa da alta temperatura ambiente e ao alto percentual de umidade.
Um quantidade mínima de mofo branco nas plantas é normal. No entanto, o problema surge quando há excesso, já que, se não removido rapidamente, pode danificar o vegetal.
Sendo assim, que tal descobrir formas simples de fazer isso em cada espaço específico das suas plantas? Confira a seguir, de acordo com o mesmo portal mencionado acima.
1. Nas folhas
Uma das partes da planta onde esse fungo pode aparecer é nas folhas. Esta é uma área fácil de curar, pois basta passar um pano macio e seco para remover o mofo branco. Caso não seja suficiente, é aconselhável adquirir produtos específicos.
Estes podem ser comprados em lojas especializadas e devem ser destinados ao problema do mofo branco nas folhas. Os fungicidas orgânicos são eficazes e ecológicos, e precisam ser aplicados sempre com cautela e por meio de pulverizador.
ANÚNCIO
2. Na terra
O espaço mais comum onde geralmente aparece o mofo branco talvez seja no solo do vaso. Neste caso, a camada afetada deve ser removida com uma pá pequena. Quando os fungos não estiverem mais no solo, é preciso mexer um pouco para arejar e retirar a umidade.
É muito importante fazer isso com cuidado para não afetar as raízes nem contaminar o restante do vaso. Antes de colocar uma nova camada de fertilizante, deixe a planta arejar por algumas horas.
3. No vaso
O caso mais grave acontece quando a quantidade de fungos é tão grande que atinge toda a planta, e até mesmo o vaso. Neste caso, é aconselhável realizar a troca do recipiente. Contudo, se for muito valioso, é possível salvá-lo desinfetando e renovando o solo.
Isto deve ser feito de maneira específica e detalhada para que seja seguro e não volte a afetar a saúde da planta. O primeiro passo é retirá-la e, em seguida, fazer o mesmo com o solo infectado. Ao mesmo tempo, deve-se lavar bem o vaso com água morna e sabão neutro .
É aconselhável adicionar algumas gotas de vinagre de maçã ou uma pitada de bicarbonato de sódio. Esses produtos proporcionam propriedades desinfetantes.
Depois, basta esfregar o vaso com um pano ou escova para remover qualquer bactéria remanescente. Faça também na região externa. Por fim, é só enxaguar bem e deixe secar ao sol por algumas horas.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.