A gestação é uma das coisas mais belas e puras que podem acontecer na vida de uma mulher. Significa carregar no ventre por nove meses uma pessoa que, embora você ainda não tenha visto seu rosto pela primeira vez, já consegue amá-la incondicionalmente.
ANÚNCIO
Contudo, vale destacar que os meses de gravidez não são fáceis. Eles vêm acompanhados de diversos momentos delicados para as mamães, como enjoos, aumento de peso, oscilação de humor e desconfortos nas costas e na região lombar.
No caso deste último desconforto, mesmo que a consulta com o médico seja indispensável, existe uma série de recomendações simples e eficazes que podem ajudar a melhorá-lo. Portanto, que tal conhecer algumas delas? Confira 7 a seguir, via portal Nueva Mujer:
1. Cuide da postura
Talvez com o peso você se incline para trás e isso faça com que os músculos carreguem mais peso e incomodem a região lombar. Neste caso, o melhor é manter a postura adequada. Quando sentir que está para trás, fique o mais ereta possível e com as costas retas, mantendo o peito para cima e os ombros para trás de forma relaxada.
2. Opte por sapatos confortáveis
É recomendado que as mulheres grávidas usem sapatos de salto baixo que lhes permitam estabilidade. Portanto, escolha um calçado com bom arco que ajude você a descansar o pé e que ao mesmo tempo lhe dê segurança ao caminhar.
3. Pratique atividade física
A prática de atividade física durante a gestação permite relaxar os músculos, e favorece os das costas incluindo a zona lombar, dando-lhes força e preparando-os para o parto. Consulte seu médico. Entre os exercícios mais recomendados para gestantes estão a caminhada, as atividades aquáticas, o yoga ou o pilates, por exemplo.
4. Aplique calor-frio ou massagem
Consulte o seu médico, porém essas terapias de mudança de temperatura são muito boas para relaxar os músculos. Se você também aplicar uma massagem suave na região com pelo menos alguma essência que gere paz e tranquilidade, notará a diferença.
ANÚNCIO
5. Mude a postura
Procure ao máximo não manter a mesma posição por muito tempo, ou seja, nem sentada nem em pé. Se não tiver outra opção, então é importante que ao ficar em pé, você alterne o apoio, e procure algo que lhe ajude e não incomode. E, sentada, verifique se sua espada está bem apoiada na cadeira.
6. Evite levantar peso
Ao levantar peso, você coloca esforço nas costas, mas na gravidez essa é uma tarefa que não deve ser feita, pois pode ter consequências negativas tanto para a sua saúde quanto para a do bebê. Se precisar pegar algo do chão, lembre-se de descer com as costas retas e flexionando o joelho.
7. Descanse
Procure descansar! Opte pela posição lateral, também pode utilizar uma almofada para a ajudar com o peso, ou utilizar várias almofadas que lhe permitam adotar uma posição com a qual se sinta confortável.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.