Comportamento e Relacionamento

Você não é uma fraude! Saiba como superar a Síndrome da Impostora

A Síndrome da Impostora é algo comum e muitas mulheres. Ela faz com que mulheres poderosas sintam-se que são uma fraude que serão descobertas a qualquer minuto

Síndrome da Impostora
Síndrome da Impostora. Freepick

Pode ser que você tenha um cargo excelente no trabalho ou que sempre tire as melhores notas na universidade. Mesmo com tantas conquistar, a sensação de não ser boa o suficiente lhe acompanha. É possível, por exemplo, que você acredite que tudo foi um questão de sorte e que em algum momento as pessoas vão descobrir.

ANÚNCIO

É assim que a Síndrome da Impostora funciona. A Dra. Valerie Young explica a BBC que sete em cada 10 pessoas já sofreram com isso em algum momento de suas vidas. “Milhões de mulheres e homens em todo o mundo, desde executivos de sucesso a estudantes brilhantes e atrizes como Kate Winslet, estão secretamente preocupados por não serem tão capazes como todos pensam que são”, diz Young.

Mas como superar a Síndrome da Impostora?

O primeiro passo é identificar o problema e entender que a superação é um processo que exige dedicação. Um artigo, publicado do Psicologia Y Mente, ressalta que “uma forma eficaz de lidar com a síndrome do impostor é identificar pensamentos negativos e desafiá-los com pensamentos mais realistas e positivos”.

Procurar ajuda também é outro passo importante. “A terapia cognitivo-comportamental é uma forma eficaz de tratamento para a síndrome do impostor. Esta terapia se concentra em identificar padrões de pensamento negativos e ajudar a pessoa a mudá-los para se tornar mais realista e positiva”.

Durante o processo de superação, será fundamental ter compaixão consigo. “Praticar a autocompaixão pode ajudar uma pessoa a ser mais gentil consigo mesma e reduzir os sentimentos de vergonha e culpa associados à síndrome do impostor”.

+ AUTOESTIMA

As principais características das Mulheres que Amam Demais

ANÚNCIO

As bandeiras vermelhas que você não deve ignorar pelo bem da sua autoestima

A ‘síndrome de Rebecca’: é normal ter ciúmes da ex do parceiro?

Síndrome de burnout: estes são os sinais de alerta

Baixa autoestima: como parar de ser sua própria inimiga?

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias