Comportamento e Relacionamento

Jogadora marroquina faz história na Copa por usar hijab

Feito é um marco pelo uso de véu islâmico na competição

hijab
Nouhaila Benzina é a primeira jogadora em uma Copa do Mundo a ter o direito de usar hijab nas partidas. Foto: reprodução

A Copa do Mundo de futebol feminino é muito mais do que apenas o esporte porque carrega diversas discussões sobre as desigualdades no mundo do esporte e, principalmente, nas sociedades.

ANÚNCIO

Um exemplo dos significados que acompanham a competição internacional de seleções femininas de futebol vem de Marta, craque brasileira e a atleta que mais ganhou prêmios de melhor do mundo. Ela usa nas chuteiras o símbolo de igual, representando a necessidade de igualar o esporte feminino ao masculino.

Entre os grandes desafios da modalidade está o reconhecimento da diversidade cultural e religiosa das atletas. A FIFA, organizadora da competição, proibiu o uso de véus por atletas islâmicas nas partidas até 2014.

Quase 10 anos depois, no último domingo, dia 30, pela primeira vez uma atleta profissional de futebol entrou em campo na Copa do Mundo usando hijab. Nouhaila Benzina, da seleção do Marrocos, fez história por poder praticar o esporte sem abrir mão de sua religião.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:

Fã mirim da Seleção Brasileira viraliza com “saga” para conseguir autógrafo de Marta

ANÚNCIO

Ary Borges, goleadora da seleção feminina na Copa do Mundo, só conheceu os pais aos 10 anos

· · ·

A seleção do Marrocos venceu a seleção da Coreia do Sul por 1x0 e Benzina teve participação importante na vitória. A zagueira impediu que as adversárias construíssem jogadas que poderiam resultar em gols.

Essa foi a segunda partida da seleção marroquina na Copa do Mundo, na primeira Benzina ficou no banco de reservas contra a Alemanha. O próximo confronto do Marrocos na Copa do Mundo será contra a Colômbia, na quinta-feira, 03.

Em uma competição esportiva todas atletas sonham com as vitórias e em levar o troféu para casa, mas, quando se trata da Copa do Mundo, os sonhos vão além da simples vitória e a história se faz com muita luta e coragem.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias