Saúde e Bem-estar

Essas técnicas simples e eficazes vão ajudar você a evitar as cólicas no seu bebê

O ideal é que o bebê se alimente semi-sentado quando for amamentado no seio ou na mamadeira, por exemplo.

Segurando bebê

A cólica é algo bastante comum nos bebês. Na maioria das vezes, ela significa apenas que o pequeno é bastante sensível à estimulação ou também por ter um sistema nervoso imaturo, por exemplo.

Entretanto, é fundamental que um médico pediatra examine o bebê para assegurar que nenhum outro problema está causando os choros e o incomodo.

Se realmente o problema for apenas as cólicas, existem algumas técnicas simples e eficazes que podem ser realizadas em casa e que ajudarão você a evitar as cólicas no seu bebê.

Recomendados

Sendo assim, que tal conhecer algumas delas para colocar em prática hoje mesmo? Confira 4 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

1. Alimente o bebê semi-sentado

Uma vez que o alimento que o bebê consumir estiver no estômago e se misturar com os ácidos gástricos, estes podem retornar do estômago para o esôfago, chegando a boca na forma de vômito ou retornando sem esforço algum. Nos dois casos, se altera a qualidade de vida do bebê.

Para evitar as cólicas, o ideal é que o pequeno se alimente semi-sentado quando for amamentado no seio ou na mamadeira. Com esta segunda, é importante elevar bem o bico. Desta forma, evita que o bebê engula ar e os gases aumentem.

2. Utilize uma mamadeira com fluxo regulador

Utilizar uma mamadeira com um bico regulador de fluxo evita que o seu bebê trague ar enquanto dorme. Se você o amamenta no seio, procure fazer pequenas pausas a cada 15 minutos e troque o seio.

Depois de cada mamada, é essencial retirar os gases. A postura correta para fazê-lo é colocar o bebê de barriga para baixo e dar suave palmadas na parte superior das costas. As massagens no sentido horário também aliviam as cólicas.

3. Retire os gases frequentemente

Se o seu bebê se move muito enquanto come, chora, solta o peito ou a mamadeira, ajude-o a expulsar os gases. Para fazer isso, você pode: colocar uma toalha que cubra seu ombro, caso o pequeno expulse a comida pela boca.

Em seguida, coloque-o sobre seu peito, assegure-se de que seu queixo fique apoiado em seu ombro. Com uma mão, sustente sua cabeça e com a outra esfregue a coluna ou dê pequenas palmadas para que solte os gases.

4. Deite o bebê corretamente

Uma das técnicas para evitar as cólicas, é a maneira na qual você deita o seu filho. Ele deve dormir de lado apoiado em dois travesseiros. Um deles em frente e o outro atrás, de maneira que não fique com a barriga para baixo e nem para cima.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/06/06/8-habitos-simples-que-podem-ajudar-voce-a-prevenir-as-estrias-nos-seios/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/06/05/4-alimentos-que-voce-deve-adicionar-as-suas-refeicoes-para-manter-a-saude-do-seu-figado/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM