A maternidade é uma das coisas mais especiais desta vida. Ela significa sentir todos os dias um amor e cuidado incondicional, que ensina a perdoar, proteger, compreender e tolerar, sem esperar ou pedir absolutamente nada em troca.
ANÚNCIO
No entanto, é preciso estar atenta, pois todo o trabalho de cuidar e zelar pelo bem-estar dos seus filhos podem tornar você em uma mãe superprotetora, que exagera no controle e na proteção dos seus pequenos, os impedindo de experimentar o mundo em busca de autonomia.
Sendo assim, que tal conhecer alguns sinais que podem indicar que você é uma mãe superprotetora e como isso pode afetar os seus filhos? Confira 3 a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Você tenta evitar problemas para seus filhos
Obviamente, como mãe, você não quer que os seus filhos tenham dificuldades ou problemas. No entanto, é importante entender que a vida é repleta de obstáculos que todos devem enfrentar, canalizar e encontrar uma forma de resolvê-los.
Ao superproteger seus filhos, você assume o controle de qualquer situação, por menor que seja, tentando afastá-los deles ao invés de explicar como lidar corretamente. Isto afeta o nível de tolerância e raciocínio no futuro, tornando-os mais suscetíveis à ansiedade e ao estresse.
2. Você tenta ter controle total na escola
As crianças não só aprendem e desenvolvem suas mentes na escola, como também descobrem como socializar com outras pessoas e resolver uma série de tarefas e projetos por conta própria.
No entanto, ser uma mãe superprotetora, faz com que você chegue à instituição e tente resolver todas as dificuldades com os professores, por menores que elas pareçam ser.
ANÚNCIO
3. Você não deixa que seus filhos expressem suas emoções
As emoções são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer ser humano. E, diferenciar todos os tipos que existem e suas razões desde muito jovem é muito importante para apreciá-las melhor à medida que crescemos.
No entanto, uma mãe superprotetora faz todo o possível para manter seus filhos de bom humor, impedindo-os de lidar com raiva, tristeza ou decepção à sua maneira.
Mimar demais ou querer esconder coisas que podem mudar o humor dos pequenos, pode criar uma barreira hermética entre eles e suas emoções. Desta forma, é capaz de sentirem uma enorme frustração crescendo e enfrentando problemas e situações diárias por conta própria.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.