Comportamento e Relacionamento

3 sinais de que você é uma mãe superprotetora e como isso pode afetar seus filhos

Mimar demais ou querer esconder coisas que podem mudar o humor dos seus filhos, pode criar uma barreira hermética entre eles e suas emoções, por exemplo.

Mãe e filha brincando
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A maternidade é uma das coisas mais especiais desta vida. Ela significa sentir todos os dias um amor e cuidado incondicional, que ensina a perdoar, proteger, compreender e tolerar, sem esperar ou pedir absolutamente nada em troca.

ANÚNCIO

No entanto, é preciso estar atenta, pois todo o trabalho de cuidar e zelar pelo bem-estar dos seus filhos podem tornar você em uma mãe superprotetora, que exagera no controle e na proteção dos seus pequenos, os impedindo de experimentar o mundo em busca de autonomia.

Sendo assim, que tal conhecer alguns sinais que podem indicar que você é uma mãe superprotetora e como isso pode afetar os seus filhos? Confira 3 a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):

Recomendados

1. Você tenta evitar problemas para seus filhos

Obviamente, como mãe, você não quer que os seus filhos tenham dificuldades ou problemas. No entanto, é importante entender que a vida é repleta de obstáculos que todos devem enfrentar, canalizar e encontrar uma forma de resolvê-los.

Ao superproteger seus filhos, você assume o controle de qualquer situação, por menor que seja, tentando afastá-los deles ao invés de explicar como lidar corretamente. Isto afeta o nível de tolerância e raciocínio no futuro, tornando-os mais suscetíveis à ansiedade e ao estresse.

2. Você tenta ter controle total na escola

As crianças não só aprendem e desenvolvem suas mentes na escola, como também descobrem como socializar com outras pessoas e resolver uma série de tarefas e projetos por conta própria.

No entanto, ser uma mãe superprotetora, faz com que você chegue à instituição e tente resolver todas as dificuldades com os professores, por menores que elas pareçam ser.

3. Você não deixa que seus filhos expressem suas emoções

As emoções são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer ser humano. E, diferenciar todos os tipos que existem e suas razões desde muito jovem é muito importante para apreciá-las melhor à medida que crescemos.

No entanto, uma mãe superprotetora faz todo o possível para manter seus filhos de bom humor, impedindo-os de lidar com raiva, tristeza ou decepção à sua maneira.

Mimar demais ou querer esconder coisas que podem mudar o humor dos pequenos, pode criar uma barreira hermética entre eles e suas emoções. Desta forma, é capaz de sentirem uma enorme frustração crescendo e enfrentando problemas e situações diárias por conta própria.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/05/10/4-dicas-de-como-voce-pode-ajudar-sua-filha-a-fortalecer-a-autoestima-quando-ela-se-apaixonar-pela-primeira-vez/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/05/12/esses-sao-os-4-sinais-de-que-voce-e-sua-mae-tem-um-relacionamento-toxico/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias