A ansiedade é um termo usado para definir a preocupação intensa, excessiva e persistente e o medo de situações cotidianas. Ela aflige milhares de pessoas e pode apresentar até mesmo sintomas físicos como sensação de falta de ar e coração acelerado, por exemplo.
ANÚNCIO
Há inúmeras causas que, sozinhas ou combinadas, podem desencadear as crises de ansiedade. Por isso, a ajuda de um psicólogo pode ser importante para entender estes fatores e reduzir os sintomas.
A prática regular de esportes, por exemplo, pode ser também uma ótima aliada para combater a ansiedade. Sendo assim, que tal conhecer alguns destes esportes que podem ser ótimos remédios para acalmá-la durante uma crise? Confira 5 a seguir, de acordo com Nueva Mujer (texto em espanhol):
1. Yoga
O yoga pode ajudar a encontrar o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente. Além do mais, quem o pratica favorece o relaxamento e ajuda a tomar consciência do próprio corpo, proporcionando ainda, flexibilidade e auxiliando no combate as dores nas costas, por exemplo.
2. Corrida
A corrida melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiovascular e facilita um melhor descanso. Ela também ajuda a aumentar as relações sociais e atenuar os efeitos da ansiedade. Da mesma forma, auxilia na capacidade de concentração e favorece um maior controle dos impulsos ou estados negativos.
3. Boxe
Praticar boxe promove a liberação de endorfinas que provocam uma sensação de felicidade no corpo, e libera o estresse e a ansiedade acumulados ao longo do dia. Este esporte melhora também a autoestima e confiança, o que aumenta a força mental e física.
4. Pilates
O pilates ajuda a exercitar os músculos para ganhar força, flexibilidade e coordenação, ao mesmo tempo em que utiliza esta rota para alcançar um estado de relaxamento perfeito. Esta disciplina permite o controle da respiração e a capacidade de concentração, causando uma grande sensação de calma e bem-estar.
ANÚNCIO
5. Natação
O contato com a água durante a natação é capaz de promover o relaxamento e, assim, afastar a ansiedade. Este esporte ajuda também a reparar as células de danos cerebrais no nível molecular e comportamental. Sua prática influencia beneficamente o humor, os hormônios responsáveis pelo estresse e o alívio dos sintomas de ansiedade.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.